Sociologia - vol 1 - 3º ano


Caderno do Aluno
ensino médio 3º série
Sociologia
Página 4

Ser cidadão é...
Respeitar as regras
Direito ao trabalho, saúde
Direito a escolas

Cidadania é...
União dos cidadãos livres

2.
(x) Sim, eu me considero cidadão porque Meus pais pagam impostos, e eu sou uma pessoa entre muitas na sociedade.

3.
Grécia Antiga
Características do cidadão..
O homem, Pessoas livres, Comerciantes

Não eram considerados cidadãos
As mulheres, as crianças, os estrangeiros.

Roma Antiga
Características do cidadão..
Homens livres, pessoas com cargo público

Não eram considerados cidadãos
Os escravos e devedores.

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Direitos Civis - Liberdade do individuo, ir e vir, justiça, trabalho, escolher.

Direitos Políticos - Votar, exigir, participação política.

Direitos sociais - Atender as necessidades básicas do ser humano = alimento, Habitação, saúde, educação ...

Direitos Humanos - Família, vida igualdade social ...

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1. Quais são os direitos defendidos na Declaração de Independência dos Estados Unidos ?
R: Basicamente era que todos os homens foram criados iguais ,foram dotados pelo criador de certos direitos inalienáveis ,que entre estes a vida , a liberdade busca a felicidade

2. Quem deve ser o responsável pela formação e organização do governo ?
R: Os responsáveis somos nós mesmos o povo que devemos eleger líderes honestos e capazes de desenvolver um governo bom ao seus País .

3 Você consegue identificar qual foi o pensador iluminista que inspirou essas idéias ?
" Jean Jacques Rousseau" , que defendeu os direitos do povo .

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1)Que hoje temos de certa forma mais direitos que antes, onde só conseguíamos por mérito.

2A defesa dos direitos do homem. “Declaração dos direitos do homem e do cidadão”.

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1- A concepção grego-romano era avaliados cidadoes os reis, nobres e proprietários de terras, e na declaração do direitos do homem e do cidadão é igualdade para todos os seres pobres, escravos,mulheres,negros e etc.

2-
Civis= art.2 e art.7
Sociais= art.3; art.9;e art.10
Humanos= art1 e art.6
Politicos= art.4; art.8 e art.5
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direito da criança e do adolesceste ,trabalho escravo e infantil,convenio medico ,folga uma vez por semana

Página 09 


Quadro

Revoluções inglesas de 1640 e 1688:
A classe burguesa conseguiu limita o poder do rei, com a criação da monarquia constitucional.

Revolução Americana de 1776:
Estabeleceu a divisão de poderes a eleição regular para presidente e uma constituição com base em princípios de liberdade.

Revolução Francesa de 1789:
Derrubou a monarquia absoluta, estabeleceu um governo de representação população, propôs com uma constituição que estendeu o direito de votar e ser votado.

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Direito da criança e do adolescente trabalho escravo e infantil convenio médico folga uma vez por semana. Trabalho exaustivo, má condição de trabalho e idade.

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1) no começo as situações dos trabalhadores era impossível , as regras e leis de trabalhos era de 9 a12 ano se só poderia trabalhar nas fabricas de algodões .Mas os trabalhadores foram querendo se desenvolver mais e começaram a participar de sindicatos e dizendo o que poderia ser melhor para eles

2)naquele tempo a idade mínima para trabalhar era de 10 anos e as mulheres não podiam trabalhar por mais de 56 horas por semanas. Já hoje para uma pessoa trabalhar precisa ser maior de idade ter no mínimo 18 anos,e a mulher trabalha todos o dias

3) sim pois mudou várias coisas daqueles tempos por hoje (...)

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A Declaração de 1948 foi inspirada na de 1789. O principio de igualdade e liberdade permanece os mesmos.
O direito à vida é enfatizado, e a discriminação de qualquer espécie é repudiada.

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2.
a) 1 à 6
b) 9 à 11 e 21
c) 23 à 26
d) 20,21 e 22

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O que você aprendeu ?

1) Eram leis semelhantes, mas mesmo assim, ainda naquela época as pessoas não eram, totalmente tratadas como estava escrito nas leis.

2) Procuravam defender os direitos dos trabalhadores, dos cidadãos, porque eram tratados como máquinas e, tinham que mostrar um desempenho e um lucro semelhante e até mesmo maior à uma.


Página 20 e 21 

3- Isso aconteceu para que não houvesse descriminação a nenhum ser humano, assim todos sento livres e iguais seja por qual qer cor de pele

4- Este trecho acima mostra que todos que nascem não importa nada e sim todos são iguais.

Página 22 & 23

A) Lei áurea (abolição da escravidão) : Liberdade
B) Carteira de Trabalho (consolidação das leis do trabalho) : Direitos Trabalhistas.
C) Comício pró direitos para presidente : Direito de voto e ser votado.
D) Capa constituição, brasileira : Leis Federativas.
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