Química - vol 2 - 2º ano


Caderno do Aluno
ensino médio 2 série
Química
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1. Porque todos os seres vivos dependem da água para viver. A água tem uma importância vital para o ser humano, o organismo humano precisa da água para realizar funções como o transporte de nutrientes e a eliminação de toxinas (70% do nosso corpo é constituído de água).Utilizamos a água na alimentação e na higiene pessoal.

2. Comparando em termos de grandeza a fração de água aproveitável pelo homem 0,6% , com ordem de grandeza dos demais corpos de água do planeta 97,2% e 2,11% percebemos que é bem pouca a nossa água de consumo

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3. Consumo excessivo, vazamentos

4. Não."Água pura", é a água sem qualquer tipo de manipulação, é a água em seu estado 100% natural. Já a "água tratada"´é o resultado de todo um processo químico

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1) Água potável é qualquer água tratada, que seja propriamente para beber. A portabilidade tem como fim o auxilio da manutenção dos seres vivos, inclusive o ser humano. A pureza indica que espécie química água é somente água. Portanto são diferentes.

2) É água poluída, com microorganismos. Não se pode beber, por que ela pode causar danos à saúde.

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3)Provocar estado de agitação, epilepsia, tremores, perda de capacidade intelectual, anemias e saturnismo. Concentração máxima de 0,01 mg.

4) Segundo as pesquisas, por que pode causar danos neurológicos, como perda de memória, e contribuir para agravar a incidência do mal de Alzheimer.

5) Pode causar a doença conhecida como "metemoglobinemia" ou "síndrome do bebe azul".

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3 - Náusea, irritabilidade, danos no cérebro. 0,01 Aditivos para gasolina, tintas.

4 - Porque, o uso de panelas de alumínio também pode aumentar a quantidade desses contaminaste nos alimentos nelas processado.

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5 - Pode provocar em casos mais extremos a morte por cianose e também tem ação na produção de nitrosaminas no estomago do homem, que são substancias tidas como cancerígenas.

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No quadro LIÇÃO DE CASA

Água pura - própria
Potável – imprópria

1)
0,02mg por litro (0,01 vezes 2 igual a 0,02)

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Tabela

A-BA e C-Paralsia muscular
B-As e Pb-disturbios gastrointestinais;agitações;tremores;danos no cerebro;anemia
C- As,Pb e Mn-semelhante a amostra B
D-BA,Hg e Al paralsia muscular,disturbio neurologico e mutogenicos,mal de alzheimer

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1. 1, segundo suas idéias , o átomo era representado como uma esfera maciça de eletricidade positiva, na qual a massa e as partículas positivas estariam uniformemente distribuídas.

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O valor é variável, pode-se haver mais cargas negativas ou mais cargas negativas. Não há um padrão.

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Tabela

1homogêneo -azul--
2homogêneo -azul mais intenso que 1--
3homogêneo -azul mais intenso que 2 --
4heterogêneo-azul intenso igual ao 3-presença de sólido não dissolvido formando corpo de fundo
5heterogêneo-azul intendo igual ao 3 -presença de sólido não dissolvido em maior quantidade que em tv,formando corpo de fundo.

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1. não ocorreu dissolução total ao sólido em todos os tubos.

2.por não ter dissolvido totalmente a quantidade de sólido nos tubos ocorreu a formação de corpo de fundos.

3 sim quanto maior a quantidade maior a Constancia de cor.

4.poderia ocorrer mais formação de corpo de fundos.

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2.
a) porque na tabela tem numero de massa que pode ser dissolvida em 100g de água do soluto.

b) nabr 120 . caco³(0,0013)

c) não.porque ficou 2g sem dissolver no fundo da jará.

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2. Porque todos foi solubilidade de água do mar
b. brometo de sódio e carbonato de cálcio
c. Não, porque sobra 2g
d. o sólido q se deposita primeiro é o cloreto dr sódio

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2. A estrutura dele lembra a de Thommson e Dalton pois ele disse que as cargas positivas estariam em volta . O núcleo é positivo e é uniforme.

3. Núcleo positivo com elétrons em volta dele.

4. Sim pois os elétrons protegem o núcleo.
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1. etanol. água
2. devido ao calor especifico da água

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1) Rutherford descobriu que o átomo não era uma bola maciça e que existia grandes vazios, sendo que o núcleo era extremamente pequeno em relação ao átomo(1/10000). Além disso, concluiu que os elétrons ficavam distribuidos ao redor do núcleo.
Bohr concordava com Rutherford porém descobriu que os elétrons ficavam em redor do núcleo em certas camadas onde não perdiam e nem ganhavam energia, a não ser que o meio externo interferisse, os denominados blocos quantum, onde cada uma das órbitas é caracterizada por uma determinada quantidade de energia, denominada atualmente por níveis de energia ou eletrosfera. Esse conceito ficou conhecido como Rutherford-bohr.

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2) Há uma correlação entre a cor emitida no aquecimento de uma substância e a sua
composição química. De acordo com as ideias de Rutherford e Bohr, os elétrons
descrevem órbitas circulares ao redor do núcleo, chamadas de níveis de energia.
Somente algumas órbitas são permitidas ao elétron.

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1. a água e mais densa por isso gelo não flutua. A água ainda fica + densa e o gelo flutua
2. ficaria congelada porque e uma fusão de estado p/ outro

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2- em água o sal forma íons, partículas carregadas e ajudam a conduzir a corrente elétrica, por isso a lâmpada acendo com mais intensidade na água com sal ..

3- a luz deve acender. O aumento da condutividade devido a formação de íons, que conduzem corrente elétrica.

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1. sim porque precisar dissolver o sal na água
2. sim
3. que 2 lâmpada se acendeu porque tem maior quantidade de íons livres
4. sobra contabilidade da energia p/esquentar o banho etc.

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1) Não, pois o número atômico corresponde ao número de prótons do núcleo. Número da massa corresponde à soma do número de prótons e do número de nêutrons.

2)Nome do Elemento

(NE) Neônio 10 10 10 10 20

(Na) Sódio 11 12 11 11 23

(CI) Cloro 17 18 17 17 35

(SR) Estrôncio 38 49 38 38 87

3) Isótopos são átomos com o mesmo numero de atômico e que deferem apenas pelo numero de nêutrons presentes no núcleo atômico.

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1- A densidade da água aumenta com o sal, o ovo fica com a densidade menor que a da água fazendo assim o ovo flutuar .

2- Conforme aumenta a concentração de sal também aumenta a densidade da solução

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1. porque aumentou a densidade da água
2. aumentando
3. sim porque a água não e mais pura, agora ela esta misturada.

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1)Não, são dois conceitos diferentes. Número atômico (Z) corresponde ao número de
prótons do núcleo, ou seja, à carga positiva do núcleo do átomo. Número de massa
(A) corresponde à soma do número de prótons e do número de nêutrons.

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1. Por que é mais densa
2. maior q a quantidade de sal por isso é densa
3.nada consegue ficar abaixo do nível do mar.

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Niels Bohr:
Concluiu que os elétrons estariam distribuidos na eletrosfera em niveis ou camadas (k,l,m,n,o,p,q,r) de energia que quanto mais fastado do núcleo a camada estiver mais energética será.

Joseph John Tomson:
Descobriu o elétron, idealizou seu modelo como:
1- Uma particula esférica com densidade positiva onde estariam os elétrons encrustados.
2- Idealizou o seu modelo como o ''pudim de passas ou brigadeiro''

Ernest Rutherford:
1- O átomo é formado por uma parte pequena e densa onde estão os prótons (núcleo).
2- O átomo é formado por grande espaço vazio onde estão os elétrons (eletrosfera

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1)Ela continua organizada por elementos, metais, não metais, gases nobres.

2)A camada de Valencia é a ultima camada do átomo ou o ultimo nível de
uma distribuição eletrônica, normalmente os elétrons pertencentes à
camada de Valencia, são os que participam de alguma ligação química.

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Questões para a sala de aula
1 - Não, pois a atual nos mostra: a massa atômica, nº atômico, símbolo, nome do elemento e os elétrons nas camadas.

2 - É a última camada, que é a única que se trocam os elétrons.

4 - Grupo A - Sim, são metais.

5 - L¹ = 3 - K L
..................2. 1

Na = 11 - K L M
................2. 8 .1

K = 19 - K L M N
..............2..8..8...1

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7 - L¹ = 3 - K L .......Ne= 10 - K L .....Na = 11 - K L M
..................2.1.......................2 8.....................2 8 1

Ar = 18 - K L M
..............2..8..8
K = 19 - K L M N
...............2..8..8..1

(Obs : Esse pontinho são só pra distribuir o numero nas casas certas.

Isso é a distribuição dos elétrons em cada casa

é assim:

K L M N O P

e por ae vai..

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7- no segundo e no terceiro período, existem uma regularidade,na coluna 1 possuem um elétron na ultima camada,n2 3b ao 2b,que existe regularidade.

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a) não seria conveniente, porque os números ficaria muito pequeno

b) 37,40
c)37,4_______mg
x_________100ml X= 3,7 X= 7,48
d)3,7

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A) Mg/l
B) 37,40
c) 34,4
d X1000=37,4.100
X=37,4.100/1000
= 0,3740 mg


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1)
50 g 1.L
12,5g x x = 0,25


2)
20g 1L

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1) 50 g 1.L
12,5g x x = 0,25


2) 20g 1L
4,0 x x =0,2

2

a) 100g 0,9 sal
4,0 x x =0,2

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1)
1000------100
50-----------x

regra de 3 fik 1000x=5000
x=5000
----------
1000

x=5g

2)100 ml---------5g
200 ml--------x proporção em dobro
x=10 g


3)100 ml----------5g
400 ml----------x

x.100=400.5

x=2000
------- X=20 g.
100

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LIÇÃO DE CASA

1)1000--------20
100-----x

1000x=2000

x=2000/1000 x=2g


2)

500-----x
1000---50

100x=25000

x=25000/1000 X=25 g.

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1-a)Rótulo 1 = cada litro da solução contém 0,5 mol de CuSO4.5H2O
Rótulo 2= cada litro de solução contém 24,95 g de soluto.

b) Rótulo 1
Dado= Cu=63,5; S=32; O=16 ; H=1
Cu=63,5x1=63,5
S=32x1=32
O=16x9=144
H=1x10=10
MM=249,5 g/mol

1mol __ 249,5 g
0,5 mol __xg
x=124,75

Rótulo 2 = 1 mol __ 249,5g
x mol __ 24,95
249,5x=24,95
x=24,95
________ (dividido)
249,5
x= 0,1 mol
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2. composto iônico é formado por metais e ametais.
3. Na -> 1A , Cl -> 7A , Mg -> 2A e Ba -> 2A.
5. todos as substancias são sólido á temperatura que apresentam fusão.

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1. São sólidos a temperatura , reagem com água. As diferenças é que cada substancia ocorre diferentes usos, como o Oxido , cálcio ele produz (reage) , magnésio fusão e sódio é fundido.
3. eles são iônicos.
4. Metal: amarelo . Não metal: verde. Gases nobres: azuis.
5. Li 2O
6. S -> 6A e K -> 1A

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1. Semelhanças: reagem na água , todos são temperatura.
2. O S de Co2 apresenta a concentração F , baixa. As temperaturas TFTE desse conjunto de substancias não são próximas á substancias iônicas.
3. Todos é não-metais.
5. Sim
6. Sim, forma ligação covalente , todos são não-metais.
7. Eletromagnidade é um átomo em atrair elétrons.

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Atividade 2 - Aprendendo sobre eletronegatividade
1. É o fluor
2. a) Maior: Fluor
3. a) As diferenças são maiores.
b) Á 1 é menor e a 17 é a maior.
c) Diferença é maior que 1,7 iônica , diferença é menor que 1,7 covalente

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Atividade 1 - Entendendo a formação das substancias do ponto de vista da energia
1. Ligação: processo equixótermico , liberação de energia.
Endotérmico: absorção de energia.
2. A molécula E2 libera energia maior que CO2.
3. Energia necessária para juntar ou separar átomos de uma molécula.
via: 100 Repetentes