Química - vol 1 - 1º ano


Caderno do Aluno
ensino médio 1º série
Química
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1- Calcário+calor.Formando o cal e o gás carbônico

2-Calcinação diminuiu a massa (libera gás)
Hidratação aumenta a massa (acrescenta água)

3-quanto menos tempo perdido mais lucro as indústrias terão

4-A energia utilizada,materiais,combustível (é usado carvão)


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1= Madeira, carvão, calcário,branqueador. hidróxido de cálcio.
2=calcinação ha consumo de energia e diminuição da massa e do volume do material. hidratação, liberação de energia e aumento da massa e do volume.
3= a produção demorada consome muito carvão, diminuindo assim o custo beneficio da atividade.
4= energia, consumo de combustíveis, tempo de produção, disponibilidade de matérias primas, mercado consumidor, rendimentos do processo, impactos ambientais entre outros.

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~> Lição de casa:
1. Pedras, cimento, tinta, areia, telha.
2. Cimento, tinta, telha. Pedras e areia.
O que eu aprendi...
Que a maioria dos materiais de construção tem que ser transformados para usarmos, e também a matérias que não são transformados como pedras.
Necessidade do calcário como matéria prima, matérias primas, uso da cal no sistema produtivo, absorção e perda de energia, avanços tecnológicos, tornando o processo mais rápido e aumentando o lucro

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Exercícios em sala de aula.
1. Materiais obtidos diretamente
Da natureza:
Ouro
Madeira
Diamante
Frutas
Materiais obtidos por transformações
de matérias-primas
Cal
Cimento
Carvão Vegetal
Aço
2. A humanidade precisa dos materiais obtidos da natureza para seu consumo, e também transformam. Ex: Carvão vegetal.
Tem matérias que necessitam de energia e são transformados mudando totalmente sua estrutura.
A interação que altera a composição química das matérias é chamada de transformações químicas

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3. a) Eles tinham iluminação, e armas mais poderosas.
b) Os alimentos foram cozidos e assim ficando mais macios, e assim matando os microorganismos.
c) O calor do fogo, e a iluminação à noite.
4. a) Reação química, porque o gás ao ser queimado ele não terá mais como voltar ao seu estado anterior, ou seja se torna em gás cabônico e água.
b) Toda mudança de estado físico (líquido - gasoso) não ouve transformação química porque toda mudanças é uma transformação física
5. a) Não, porque podemos formar um novo produto aparte de um único regente. Ex: a transformação do calcário uma cal viva e gás carbônico.

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b) Contrario, porque todos estes exemplos ocorreram a partir de uma única reagente.

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Lição de casa.
1-
a) Química, pois estraga a roupa.
b) Física, pois só muda de estado.
c) Física, pois pode voltar a ser salgada novamente a água.
d)Química, pois já estraga o portão
e) química, pois não tem jeito de voltar a fruta a ser madura.
f) física, pois com o vapor pode voltar a fazer acetona.
2- Poe o X na : 2ª 3ª 5ª 6ª e 7ª.

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( )dissol......
(X)explos....
(x)corros....
( ) derret....
(X)apodrcim....
(X)corros....
(X)queima....
( )mistur...
o que eu aprendi...
Aprendi sobre processos físicos e químicos.
FISICO:quando não há transformação na matéria.
químico:quando há transformação na matéria.

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classificação / sinais perceptíveis.
ñ instantânea / fumaça,diminuição da massa
instantânea / efervescência,bolhas.
instantânea / fogo,desaparecimento da substância
ñ instantânea / mudança de cor,textura e sabor
instantânea / mudança de cor,textura
ñ instantânea / mudança de cor,textura
ñ instantânea/mudança de cor,textura,sabor
gente ta separado o que é classificação de sinais perceptíveis através de*/* entenderam...

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Exercício em sala de Aula:
1.Qual a diferença...
• O processo EXOTERMICO libera calor para o ambiente e transmite a sensação de aquecimento . O calor "sai" do sistema para o ambiente. A energia final dos produtos vai ser menor que a energia inicial dos reagentes . Exemplo: combustão.
• O processo ENDOTERMICO absorve o calor do ambiente, transmitindo a sensação de frio . O calor "vai" do ambiente para o sistema . A energia do produto será maior que a energia dos reagentes . Exemplo: derretimento do gelo.

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2. Faça um resumo...

De acordo com o tempo, as transformações quimicas podem ser classificadas em instantanea (processo imediato) ou não instantanea (processo lento).
Essas transformações quimicas, ao formar uma nova substancia, evidência algumas caracteristicas:
* mudança de cor
* mudança de textura/ aparencia
* alteração do sabor
* liberação de odor/ aroma
* produção de gás
* efervescencia
* aquecimento ou resfriamento
* formação de precipitado ou corpo de fundo

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1. Sim, porque a sustância foi desidratada e mudou de cor, então mudou sua estrutura. Reagente sulfato de cobre mais energia, produto sulfato de cobre desidratado menos reagente.

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2. Ele foi reidratado, voltando à cor original.
3. Sim, Reagente: água mais sulfato de cobre hidratado.
4. O aquecimento do sulfato de cobre é endotérmico, e a hidratação é exotérmica.
5. a)Significa a interação dos matérias ocorrendo as transformações envolvendo os aspectos energéticos absorção endotérmica e liberação exotérmica.

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01 - Uma transformação que pode ser desfeita.
02 - Uma Transformação que não pode ser desfeita.
03 - Queima de uma vela: irreversível.
Amadurecimento de legumes: irreversível.
Hidratação da cal viva: revertível.
Corrosão do magnésio ou zinco por ácido: irreversível.
Cozimento de um ovo: irreversível

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TABELA
Queima do carvão --> endotérmica ---> irrevertivel --->sim
secagem do calcário -->endotérmica ---> revertivel --->sim
aquecimento do calcário -->endotérmica ---> revertivel --->sim
decomposição do calcário -->exotérmica ---> irrevertivel --->sim
produção do ferro --> endotérmica ---> irreversivel --->sim
3---> revertível
secagem do calcário
aquecimento do calcário
irrevertivel
queima do carvão
decompósição do calcário
produção de ferro

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Ex. 2-Materiais industrializados como ferro,etanol.-Importância de sua utilização ( ferro usado na construção de causas,pontes,automóveis, etc.)

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Ex. 1-Verificar a quantidade de sólido dissolvido em certo volume de água , aquecer as 2 amostras e observar o comportamento dos sólidos.
2- Medindo a quantidade de massa do sólido tendo o mesmo volume de amostra , conforme o cotado na questão
1.3-Sim, pois houve a formação de uma nova substancia que e o gás carbônico. Atividade 1-Temperatura de ebulição e de fusão: pode-se identificar uma substancia pura pos suas temperaturas de ebulição e de fusão?
Ex.1 Estado sólido-> estado liquido: ferro estado liquido-> estado gasoso: ebulição

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Tabela : Tempo e Temperatura 0 e 201 e 282 e 493 e 614 e 755 e 856 e 937 e 97 (inicio de ebulição)8 e 97 9 e 9610 e 9711 e 9612 e 97Ex.1(+ou- 1C。) Registrado na tabela significa que o termômetro usado pode apresentar variações de +ou- 1C。 em suas medidas.

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TEMPO................TEMPERATURA
0..........................20
1,0.........................28
2,0...........................49
3,0.............................61
4,0................................75
5,0...................................85
6,0.....................................93
7,0........................................97(inicio da ebuliçao
8,0.........................................97
9,0.............................................96
10,0...........................................97
11...................................................96

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1-depois de 7 min.97c

b-evapora.e a temperatura fica estável.


c-97c,porque ela fica estavel.(formou-se um patamar)


d-continua a mesma.a água evapora.


3-tempo(min)e temperatura.melhor vizualização.

exercícios em sala de aula.

1-é dificil estabelecer,pois a temperatura tende a subir á medida que a água se evapore,pois a concentração da solução vai aumentando.

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2-não,pois na mistura de substâncias a temperatura não estaciona ao iniciar a ebulição.

3-b- s s s

s-l s s
--- --- s




b-nos intervalos de fusão de cada substâncias.


c-n=80c ; enx=112c ; es =232c ; chumbo=328c ;porque durante a fusão a temperatura se mantem constante para as substâncias puras.


4-sim,podera ser o estanho porque sua temperatura de fusão é 232c.

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1-água pura=temperatura de ebulição,menten-se constante.

misturas:t.e aumenta de acordo com o aumento da concentração.


2-a-pode ser utilizada a temperatura de ebuliçao para identifica-los ;

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Exercício 3

a) R: Porque conforme o tempo passa a temperatura vai aumentando.

b) R: Elas são as mesmas porque a fusão ocorreu na mesma temperatura.

c) Frase 1: R: Sim, quanto a menor a massa mais rápido chegará a funsão.
Frase2: R: Quanto mais o aquecimento chegará a massa.

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~1.TABELA:Massa Contida em 1 cm³ (G) //Água: 1 / 1Álcool: 0,888 / 0,888Alumínio: 2,777 / 2,777A.)
R. DensidadeB.)
R. (água-1/alcool=0,888/alumínio=2,777)C.)
R. Não, porque não vai dar a densidade médiaD.) E a quantidade de substância em cm³

Atividade
R. Solubilidade é a capacidade que ele tem de dissolver o soluto.2. A.)
R. Sim, porque quando aumenta a temperatura aumenta a solubilidade.B.)
R. Água e Solvente. Sal e Soluto3.
R. Soluto: É o que esta sendo dissolvido.Solvente: Onde se dissolve mistura homogênea Mistura homogênea: Uma coisa não visível hoterozenea = visível a olho núLição de Casa1. A.) Sim pois na medida que se aumenta a temperatura, aumenta a solubilidadeB.) GráficoC.) mais ou menos, 85 gramasD.) 120 g, porque com a linha de inclinação do gráfico podemos visualizar o valor.

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Questões para análise do texto

1. 14 mL de alcool

2. 96 mL de alcool e 4 mLde agua

3. Não, pois o alcool comum contem 96 mL de alcool e o restante de agua, já esse tipo de alcool contem menos que a metade de alcool que o outro

4. Para aumentar em teor, é necessario utilizar o processo de destilação, no qual o fermentado é aquecido até a ebulição em sistema fechado e os vapores produzidos são condensados e recolhidos em outro recipiente

5. Para obter o alcool puro (anidro), realiza-se a desidratação do alcool

6. (Ca(OH²)
É uma transformação quimica.

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pergunta :
resposta: AgCI+NaCL=PbCI2+H2O
H2O+PbCL2=NaCL+AgCL
(água fria insolúvel)
H2O+NaCL=AgCL
(água quente quente solúvel, no processo de cloreto de sódio)
O processo de separação desses três matérias é insolúvel porque o
processo é feito por água e sal.
via: 100 Repetentes