Inglês - vol 4 - 1º ano


Caderno do Aluno
ensino médio 1º série
Inglês


SITUATED LEARNING 1


NEWS STORIES


Páginas 4 - 5


1 e 2. Respostas pessoais. Na atividade 1, os alunos devem fazer a antecipação do


conteúdo das notícias após terem lido apenas a manchete. Por isso, não há, nesse


momento, respostas certas ou erradas. Na atividade 2, as respostas também variam,


porque agora eles devem confrontar suas antecipações e as informações que


encontram nos textos após lerem apenas o primeiro parágrafo.


3. A sequência correta é (c), (d), (f), (e), (a) e (b).


4.


a) Segundo o texto, a amizade entre a cobra e o hamster não deve durar, pois os


instintos da cobra devem se manifestar mais cedo ou mais tarde. Os alunos podem


questionar esse fato, contando histórias semelhantes de amizade entre outros animais


originalmente tidos como incompatíveis. Você também pode incentivá-los a pensar


sobre a utilização do conceito cultural de amizade em oposição ao conceito biológico


de instinto.


b) Para o autor, a atitude da líder de torcida teria um efeito simbólico de apoio a seu


time: a despeito da seriedade do acidente, ela não quis perturbar a concentração dos


jogadores. É bem possível que os alunos argumentem que essa atitude deve ter tido


mais impacto sobre a própria líder de torcida do que sobre o resultado efetivo do


jogo.


c) Os artigos têm maior afinidade temática com os cadernos de entretenimento


(entertainment) e esportes (sports).


d) e (e) Respostas pessoais. É importante que os alunos percebam que ambas as


notícias abordam questões relativas ao comportamento e, apesar de tratadas como


curiosidades, sugerem valores como a superação de barreiras e de conflitos entre o


indivíduo e o grupo ao qual pertencem. Vale, então, propor a discussão sobre a


intenção dos autores em contraposição às vivências e opiniões pessoais dos alunos.


5. Befriends e helps – simple present, 3rd person singular. Retome, com os alunos, o


conteúdo tratado no segundo Caderno (como fatos viram notícias e como notícias


viram manchetes), mostrando-lhes que, apesar de os fatos já terem ocorrido – e,


1


GABARITO


Caderno do Aluno


Inglês – 1a série – Volume 4


portanto, já terem ficado no passado –, utiliza-se o presente na manchete como meio


de enfatizar a relevância do fato como notícia atual;


Made e refused – simple past. Nas frases em que aparecem, há a definição de quando


as ações ocorreram por meio de expressões adverbiais de tempo (last Saturday e


during the Inter University Football Championship finals);


Was cleaning/saw e was standing/went wrong – past continuous/simple past. Nessas


frases, esses tempos verbais são utilizados para marcar o contraste entre ações mais


longas e mais pontuais (estava limpando/viu e permanecia/deu errado);


Explains e says– simple present, 3rd person singular. Aproveite esse momento para


introduzir a noção de reporting verbs (verbos usados para introduzir o discurso


direto), chamando a atenção dos alunos para a inversão da ordem entre sujeito e


verbo (em vez de Ferry explains, usamos explains Ferry; em vez de the cheerleader


says, usamos says the cheerleader).


Páginas 6 - 8


1.


a) Never mind. I wasn’t doing anything important.


b) I didn’t hear! I was listening to music and had my earphones on!


c) Sorry! I was talking to my boyfriend, you know!


d) No, they were rehearsing and playing real loud music!


2.


a) was combing


b) was reading


c) were taking


d) was talking


e) were doing


3.


a) wasn’t raining / happened


b) went / were doing


c) weren’t watching / arrived


d) was doing / called


2


GABARITO


Caderno do Aluno


Inglês – 1a série – Volume 4


e) were talking / heard


4.


(a) returns


(b) found


(c) was waiting


(d) saw


(e) picked


(f) realized


(g) opened


(h) contained


(i) left


(j) went


(k) belongs


(l) needs


(m) says


3


GABARITO


Caderno do Aluno


Inglês – 1a série – Volume 4


SITUATED LEARNING 2


NEWS STORIES – FOCUS ON LEAD PARAGRAPHS


Páginas 10 - 11


1.


a) gist (2nd paragraph)


b) grabs (3rd paragraph)


c) relevant (1st and 5th paragraphs) ou essential (2nd paragraph)


d) traditional (1st paragraph)


e) editor (2nd paragraph) (os profissionais que trabalham em um jornal foram


estudados no Volume 2)


quotes (6th paragraph) – essa palavra também aparece no texto não como


f)


substantivo, mas como verbo em quoting


g) summary (4th paragraph) (a palavra resume, que aparece na tela da televisão


quando interrompemos um filme em DVD, é um falso cognato, pois parece com a


palavra resumir em língua portuguesa, mas significa, na verdade, retomar)


h) available space (2nd paragraph)


2. The 5 Ws: Who, What, When, Where e Why; The H: How. As respostas a essas


perguntas indicam não só o fato noticiado em si (what), mas, também, as principais


circunstâncias em que ele ocorre.


3. A sequência correta é (f), (d), (e), (c), (a) e (b).


4.


Who


What


Snake befriends its meal


Brian McDevon


Zookeeper makes a stunning


discovery: a snake and a hamster can


be friends


At the New Ark Municipal Zoo


Cheerleader on a stretcher
helps…


Susan Gouldin


Cheerleader refused to abandon her


team after having a serious accident


In the university campus, in Winston


Where


4


GABARITO


Caderno do Aluno


Inglês – 1a série – Volume 4


Last Saturday


When





Why


How


The zookeeper was cleaning the pits


when he saw the snake and the


hamster lying side by side


During the half-time show at the Inter


University Football Championship


finals


She didn’t want to distract the team or


make them feel worried


The accident happened because of a


wrong stunt when the cheerleader was


on the top of a human pyramid


Observação: é interessante discutir com os alunos que, no primeiro artigo, há uma


aparente cisão entre a manchete, que destaca a amizade entre a cobra e o hamster como


o fato principal, e o lead, que se organiza em torno da descoberta feita pelo funcionário


do zoológico. Você pode aproveitar para relacionar isso à afirmação presente no texto


“Good headline writing grabs the reader’s attention so that they will read on”,


propondo a seguinte pergunta para reflexão: “Será que uma manchete diferente, como


Zookeeper makes a stunning discovery, teria o mesmo impacto, ou seja, exerceria o


mesmo apelo ao leitor?”.


Com exceção das respostas para Why e How, as demais são encontradas no lead. A


constatação de que nem todas as perguntas foram respondidas no primeiro artigo e que


algumas das respostas encontram-se depois do parágrafo do lead propicia a discussão


sobre o que é relevante e o que é detalhe em uma notícia. No texto lido nessa Situação


de Aprendizagem, essa questão é relativizada pela expressão “alguns ou todos” (some


or all the 5 Ws and the H), mas o diagrama (pirâmide invertida) separa os 5 Ws e o H de


outras informações adicionais (other details).


5. Os alunos devem percebem que há, em um jornal, diferentes gêneros. Em geral,


apenas as notícias seguem a organização no padrão da pirâmide invertida. Exemplos


de organizações textuais diferentes: textos opinativos e analíticos (como um editorial


e alguns artigos de opinião assinados), resenhas de filmes e peças de teatro, crônicas,


palavras cruzadas e cartas, dentre outras.


5


GABARITO


Caderno do Aluno


Inglês – 1a série – Volume 4


Páginas 12 - 13


1. A sequência da primeira coluna é (b), (d), (a) e (c) e a da segunda coluna é (c), (a),


(d) e (b).


2. A sequência é (b), (e), (f), (a), (c) e (d).


3.


a) Why


b) How


c) Who


d) What


e) Where


f)


When


4. Respostas pessoais. Como se trata da produção de um pequeno texto relatando um


episódio ocorrido na vida do aluno, há muitas variações possíveis. Entretanto, é


importante verificar se o texto contém o que foi o episódio, quando e onde ele


ocorreu, quem estava envolvido e o que estava fazendo, bem como a reação


emocional do aluno ao acontecimento. Por ser um relato, deve predominar o tempo


verbal passado (simples e contínuo).


6


GABARITO


Caderno do Aluno


Inglês – 1a série – Volume 4


SITUATED LEARNING 3


WRITING HEADLINES AND LEAD PARAGRAPHS


Páginas 15 - 17


Os alunos trabalharão em pequenos grupos para a produção de manchetes e


leads para o jornal de classe ou de escola. Haverá grande variação entre os textos, mas é


importante que você ajude os alunos a:


• seguir as etapas propostas no Caderno;


retomar o material estudado e produzido tanto neste Caderno quanto no volume 2,


quando foram redigidas as manchetes;


prestar atenção na organização do texto (na lide devemos encontrar respostas para


algumas das perguntas: “quem, o que, quando, onde, como, por quê”) e nas


estruturas verbais (manchetes no presente – voz ativa ou passiva; fato no passado);


desenvolver o processo de escrita do rascunho, reescrita com base na correção (dos


colegas e/ou do professor) e edição da versão final.


Páginas 18 - 19


1.


a) is made


b) speak


c) are needed


d) teaches


e) prolong


2.


a) was built


b) helped


c) were used


d) published


e) traveled


7


GABARITO


Caderno do Aluno


Inglês – 1a série – Volume 4


3. A robbery happened in the city center last Tuesday morning. The police acted


quickly and arrested two suspects. One of them had an alibi: he left home around 7


a.m. and went to work. He arrived there at 8:15 and only stopped for lunch at 1


p.m. This means that he was working in his office when the robbery happened. The


other suspect didn’t have an alibi. He spent all the morning at home alone. He said


he was sleeping when the police officer came to his house to take him to the police


station.


4.


b) The cook wasn’t preparing the meal.


c) The local authorities were doing everything possible to help the homeless.


d) The construction team was building a new tennis court.


e) Pedestrians weren’t using the street as a shortcut.


f)


The President was presenting the new pact.


8


GABARITO


Caderno do Aluno


Inglês – 1a série – Volume 4


SITUATED LEARNING 4


PUTTING TOGETHER A SCHOOL OR CLASS NEWSPAPER


Páginas 20 - 22


Os alunos trabalharão ora todos juntos para tomar decisões acerca da produção do


jornal, ora em pequenos grupos para organizar as diferentes seções. Trata-se de uma


Situação de Aprendizagem em que os conteúdos e temas estudados ao longo dos três


últimos Cadernos serão retomados, propiciando o fechamento do ciclo de trabalho com


o portador jornal e alguns dos gêneros nele presentes. Desse modo, não há uma


expectativa de resposta única, até porque a sugestão de montagem do jornal prevê não


só diferenças no conteúdo, mas também na forma (jornal impresso, jornal mural, jornal


de classe, jornal de escola). É importante que você ajude os alunos a:


seguir as etapas propostas no Caderno;





retomar o material estudado e produzido ao longo do ano;





organizar o trabalho em grupos;





desenvolver o processo de autoavaliação previsto na Situação de Aprendizagem.





Página 23


1. A sequência é (e), (d), (a), (b) e (c).


2. Respostas pessoais. Os alunos devem perceber que a leitura na internet envolve a


apreensão visual de várias informações que são apresentadas simultaneamente e é


marcada pela variação e rapidez. A escolha do percurso de leitura é feita pelo leitor, à


semelhança do que ocorre no surfe: as ondas estão lá, e o surfista escolhe a que mais


lhe parece interessante.


3.


a) HTML – HyperText Markup Language – linguagem utilizada na produção de


páginas da web que permite a criação de documentos que podem ser lidos em quase


todos os tipos de computadores e podem ser transmitidos pela internet por correio


eletrônico.


9


GABARITO


Caderno do Aluno


Inglês – 1a série – Volume 4


b) HTTP – HyperText Transfer Protocol – protocolo de comunicação que


possibilita ligações entre os usuários e os sites. Essa sigla aparece no endereço de


páginas da web, seguida de dois-pontos e duas barras (://).


c) IP – Internet Protocol – protocolo que permite o roteamento de pacotes entre


dois sistemas.


d) LAN – Local Area Network – rede de computadores limitada, por exemplo, a um


prédio ou a uma instituição.


e) LOGIN – em um endereço eletrônico, é a parte que identifica o nome de um


usuário da rede. No endereço maria@gmail.com, “maria” é o login.


LOGOFF – indica a interrupção de uma conexão. No geral, isso ocorre quando


f)


selecionamos, no menu, um item como “sair”, “exit”, “bye” ou “logout”.


g) TCP – Transmission Control Protocol – conjunto de padrões que orienta o


tráfego de informações na internet.


h) URL – Uniform Resource Location – padrão de endereço dos diversos itens


encontrados na web (páginas, sites, caixas de correio). Consiste no nome do item,


diretório, máquina em que está alocado e protocolo pelo qual deve ser transmitido.


i)


ID – identification (ou username, nome do usuário) – é o endereço que


representa uma conta pessoal em um grande computador.


j)


WWW – World Wide Web (teia de alcance mundial) – área da internet que


contém documentos em formato de hipermídia (hipertexto e multimídia).


Think about it!


Página 24


Respostas pessoais. Os alunos devem perceber que a leitura na internet envolve a


apreensão visual de várias informações que são apresentadas simultaneamente. A


escolha do percurso de leitura é feita pelo leitor, à semelhança do que ocorre no surfe:


as ondas estão lá, e o surfista escolhe a que mais lhe parece interessante. Esse modo de


ler é marcado pela variação e rapidez .Em muitas situações, representa um convite para


o uso da linguagem coloquial, mais próxima à oralidade.


10


GABARITO


Caderno do Aluno


Inglês – 1a série – Volume 4


Página 25


Exemplo de preenchimento do Vocabulary Log com base na palavra “cheerleader”,


que aparece no texto da Situação de Aprendizagem 1.


Situated Learning 1


- lider de torcida





- “Go Tiger, go!”


- pompoms


cheerleader


 Association, example or picture


Definition or translation 


 Sentence


from the text


“a cheerleader from KCW University”


11
via: 100 Repetentes