Inglês - vol 3 - 3º ano


Caderno do Aluno
ensino médio 3º série

Inglês
                                
 SITUATED LEARNING 1

 CAREER: CHOOSING A PROFESSION – PART I



Página 4 - 7
1. Fornecer informações sobre a escolha de um curso na universidade ou de uma nova
     profissão. Os leitores desse tipo de texto são, provavelmente, alunos que pretendem
     fazer um curso superior e procuram informações sobre cursos e/ou profissões.
2.
     a) Course descriptions; where to work; descriptions of professions. Comente com
     os alunos que, na verdade, todas as alternativas podem ser encontradas em um guia
     do estudante, dependendo de seu objetivo e da maneira como ele organiza suas
     informações para o público leitor.
     b) Logistics: 2 years; Digital Games: 2 ½ years.
     c) Digital Games. Quem faz um curso online possivelmente não tem tempo para
     frequentar uma escola/curso presencial, o que pode ser consequência de seu tipo de
     trabalho (por exemplo, algumas profissões requerem viagens constantes). Discuta
     com os alunos outras possibilidades que levam as pessoas a fazer um curso online,
     como distância entre a residência e a instituição promotora do curso, horário de
     trabalho e outros.
     d) Logistics: in transportation companies, industries and trading companies. Digital
     Games: in specialized companies or at home.
     e) He/She develops, designs and produces games for computers, mobiles and
     Internet, according to market needs.
     f)   He/She will have to update his/her studies in this field by taking further courses
     and workshops.
3.
     (b) This kind of conjunction shows that both alternatives are excluded.
     (a) This kind of conjunction shows two possible alternatives.
4.
     c) Ann studies neither during the day nor in the evening.
     d) Alfred neither works nor studies.


     e) I may become either an engineer or a Mathematics professor.
     f)   They can enter university either next semester or next year.
5. O texto é sobre escolha de carreira, sobre como escolher uma carreira seguindo
     alguns passos. Os alunos podem chegar a essa conclusão por meio de palavras-chave,
     cognatas ou já conhecidas (student guide, profession, career, interests, occupation e
     outras).


Expansion activity

Página 8
     a) As perguntas são: “What kinds of jobs and careers call your attention?; What kinds
     of skills do you have? What are your strengths? What are your weak points? At high
     school, what were your best subjects? Why did you like those subjects? What kind of
     things did you learn in extracurricular activities? As respostas são pessoais. As
     respostas para os itens b; c; d também são pessoais.




Página 9 - 10
1.

2.
     a) got
     b) worked/been
     c) spoken
     d) been
     e) finished
     f)   recruited
     g) signed
3.
     b) We neither sell nor rent computers in this store. It’s a music store!
     c) Neither Ben nor Marta has the qualities we need. We must keep on interviewing
     other candidates.
     d) He is a great actor! He can be either the hero or the villain.
     e) I can meet you either Wednesday or Friday. I’m available both these days!
     f)   Neither Brazil nor Spain played well at the finals. The game was unbelievably
     boring!
4.
     c) The hotel was neither clean nor comfortable.
     d) We can leave either today or tomorrow. It’s up to you!
     e) Mark neither drinks nor smokes.
     f)   You can either write an email or call them.


SITUATED LEARNING 2

CAREER: CHOOSING A PROFESSION – PART II



Página 11 - 13
1. Todas as respostas são abertas. São informações pessoais que precisam ser discutidas
     em grupo para que todos possam aprender uns com os outros, trocando informações.
2. A brochure. O layout e a presença do índice com itens como General Information e
     Admission Requirements justificam a resposta.
3.
     a) O objetivo é mostrar como o texto se organiza, ou seja, a sequência em que as
     informações são apresentadas.
     b) O objetivo da Welcome Letter é oferecer informações sobre a universidade e dar
     boas-vindas aos alunos.
     c) A universidade é a mais antiga instituição pública, tem cursos online famosos,
     alunos de diferentes países, 250 programas de graduação e de pós-graduação, e o
     mais elevado nível de qualidade em educação. (The university is the oldest public
     institution, has famous online courses, lots of students from different countries, 250
     undergraduate and graduate programs, highest quality education.)
4. You use if to express conditions.
5. Respostas pessoais.




Página 14 - 15
1.
     a) read
     b) choose
     c) graduate
     d) invest
     e) enter
2.
     a) suits
     b) know
     c) go
     d) are
     e) been
3.
     a) dream
     b) grow up
     c) Math
     d) computers
     e) games
     f)   experience
     g) education
     h) designer
     i)   knowledge
     j)   create
4. A sequência é (F), (F), (F), (F) e (T).


     SITUATED LEARNING 3

     TESTIMONIALS: CHOOSING A PROFESSION


Página 16 - 18
1. (x) Choosing a profession            (x)        First job         (x)     Plans
2.

                                First                 Interests/Abilities                 Plans
                           Job/Internship
                         First job/internship in          Numbers and             I might be hired once
      Engineering
                             a German car                 calculations.          the internship program
                               company.                                                  is over.
                                                     Interested in dentistry.      I am going to apply
       Dentistry
                               -----------                                       for a graduate course.
                          Job in an American            Developing new           I will finally be able to
       Computer
                               company.                        computer            put my knowledge
        Science
                                                               programs.              into practice.


3.
     (x) will           (x) going to
     (x) might
4. Respostas abertas.
5. They express future possibility.
6.
     a) might
     b) might
     c) might


Página 18 - 20
1.
     b)   is going to study for his Science test at John’s house.
     c)   is going to help his brother with computer lessons.
     d)   is going to have a soccer class.
     e)   is going to have an extra computer class.
     f)   is going to watch a soccer game.
2.
     b) He will get his first job before he goes to college.
     c) When he finishes high school, he will look for a job.
     d) He will take Computer Science at college after he finds a job.
     e) He will get a promotion if he works one year as an intern.
     f)   Ann will improve her knowledge of digital games when she starts a university
     course.
3.
     a) I might pass the final History exams.
     b) Jones might win the next election.
     c) They might get into college next year.
     d) I might be responsible for developing new projects in the company next year.
     e) You might be promoted after two years.
4. A sequência é (c), (d), (b), (e) e (a).


SITUATED LEARNING 4

PRODUCING TESTIMONIALS: PROFESSIONAL PLANS



Página 21 - 24


   Os alunos trabalharão em grupos de três para produzir um depoimento pessoal sobre
   planos profissionais. Haverá grande variação entre os textos, mas é importante que
   você os ajude a:
   •    seguir as etapas propostas no Caderno;
   •    retomar o material estudado e produzido até este momento (ver depoimentos
   pessoais na Situação de Aprendizagem 3);
   •    ter atenção para a organização e as características apresentadas pelo gênero
   depoimento pessoal sobre planos profissionais: a) profissão; b) primeiro emprego ou
   estágio; c) interesses e habilidades; d) planos (cursos, projetos etc. e) uso de verbos
   para indicar planos futuros (will / going to / may / might); f) uso de simple past para
   falar de experiências anteriores; g) uso de present perfect para falar de experiências
   que ainda não terminaram; h) identificação do nome do depoente no final do texto;
   •    desenvolver os processos de escrita do rascunho, de reescrita com base na
   correção (dos colegas e/ou do professor) e de edição da versão final.




Página 24 - 25
1. Sequência: (a), (c), (a), (b), (b), (c) e (b).
2. Usar sapatos surrados. / Usar maquiagem pesada. / Reclamar do emprego/empresa
   anterior.
3. Sequência (b), (a), (a), (c), (b) e (a).


Think about it!
Página 25

   As respostas podem variar. O objetivo é que o aluno pense na importância de alguns
gestos, como o aperto de mão e o olhar nos olhos, durante a entrevista de emprego. No
Brasil, olhar nos olhos das pessoas com quem conversamos e um aperto de mão firme
demonstram segurança e confiança.




Página 26

   Exemplo de preenchimento do Vocabulary Log com base na expressão student
guide, que aparece nas Situações de Aprendizagem 1, 3 e 4.



                                     Situated Learning 1

                                                                          - to choose a profession
     - a book that gives
                                                                          - career
                                       
     information about
                                                                          - course descriptions
     courses
     - guia do estudante                         Student
                                                  guide
                                                                           Association, example or picture
                                 
     Definition or translation

      Sentence              Student Guide – choosing your profession!
      from the text