História - vol 2 - 3º ano


Caderno do Aluno
ensino médio 3º série
História
                                               
  SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

  SOBE E DESCE, COMPRA E VENDA



Páginas 3 - 4
Data: ________________

Completar com o dia de observação do mercado.
Índice de pontos: _______________

Refere-se ao desempenho em pontos da bolsa.
Variação: ________ %

Variação do mercado em relação ao fechamento anterior.
1. Análise do terceiro item do quadro anterior.
2. Podem ser diversos os motivos para justificar a variação do mercado financeiro. O
   aluno deve demonstrar interesse pelo assunto e domínio na habilidade de leitura de
   textos
3. Normalmente os alunos respondem que as ações são “partes” de uma companhia. Essa
   resposta não está totalmente incorreta, pois de fato, as ações correspondem a frações
   de uma empresa. Os investidores negociam as ações, ou seja, as frações do capital de
   uma companhia na bolsa de valores, buscando obter lucros.


As ações

Páginas 4 - 6
   •    ( ) Uma empresa que fabrica filmes fotográficos.
   •    (x) Uma empresa que fabrica câmaras digitais.
   •    ( ) Uma empresa que anunciou grandes prejuízos no último mês.
   •    ( ) Uma empresa que anunciou cortes de funcionários e demissões.
   •    (x) Uma empresa que comprou a sua principal concorrente.

Páginas 6 -7

   A orientação para a realização desta atividade encontra-se no Caderno do Professor e
no próprio Caderno do Aluno e vai variar em resultado em função dos dados coletados.
Como a sua realização é opcional e depende do interesse dos alunos sobre o assunto desta
Situação de Aprendizagem, não há necessidade de avaliá-la. No entanto, aproveite a
oportunidade da correção para comentar a lógica intrínseca.




Páginas 7- 9
1. Alternativa c.
2. O plano denominado New Deal era baseado no incentivo governamental para obras
   públicas e geração de empregos, além de uma maior participação do Estado na
   economia.
3. A quebra da bolsa de valores está relacionada à desconfiança dos investidores diante de
   incertezas quanto ao crescimento econômico, de indicadores negativos de balanços de
   empresas ou de índices econômicos, como taxa de desemprego, queda de vendas e de
   produção. A Crise de 1929 foi uma crise de superprodução, isto é, uma crise gerada
   pelo excesso de produção sem o devido escoamento em função dos baixos salários.
   Em parte, podemos explicar essa ocorrência pelo fato           de países europeus, em
   recuperação, diminuírem as importações dos produtos norte-americanos. Também é
   preciso salientar que ações especulativas no mercado de ações colaboraram para
   fragilizar o sistema financeiro e produtivo naquele momento.
4. Todos os motivos listados relacionados na questão 1 contribuíram para a quebra da
   Bolsa em 1929, e a isso se somam também as influências do liberalismo exacerbado
   praticado nos Estados Unidos.

     SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2

     GUERRA CIVIL ESPANHOLA E ARTE




Página 10
1. Ao estruturar uma pequena biografia é importante que os estudantes              pesquisem
     aspectos essenciais a qualquer biografia, como lugar e data de nascimento e morte,
     origem familiar, história pessoal e formação acadêmica, vida profissional, além de
     curiosidades acerca da vida do biografado. No caso específico de Lorca, é necessário
     que os estudantes evidenciem a importância de sua produção literária, sua participação
     política e o papel desempenhado como artista no contexto da Guerra Civil Espanhola.




Páginas 11 - 13
1.
     a) Os alunos devem identificar que o texto abarca o período que vai dos anos 1930
     aos anos 1970. Nas décadas de 1930 e 1940, os acontecimentos históricos envolvem a
     Guerra Civil Espanhola (1936-1939) e, no, Brasil a Era Vargas. O período de
     democratização nos anos 1950 e 1960, a ditadura militar, com foco nos anos 1960 e
     1970.
     b) É importante que os alunos identifiquem como ideias centrais do texto, a relação
     entre a Guerra Civil Espanhola e a arte, na figura de Federico Garcia Lorca e as
     relações entre arte e história, marcadas pela produção de Lorca e pela escultura de
     Flávio de Carvalho.
     c) O texto cita a dramaturgia e poesia de Lorca e a escultura de Flávio de Carvalho.
2. Os alunos deverão indicar como motivos para a morte de Lorca e a destruição da
     escultura o vínculo com as ideias comunistas relacionadas ao artista e a homenagem
     feita a ele por meio da escultura. Um dos argumentos devem ser os contextos descritos

   nos textos de perseguição e repressão política, a Guerra Civil na Espanha e a ditadura
   militar no Brasil.
3. Os alunos devem identificar, observando a imagem da escultura, a foice e o martelo.
   Ambos os instrumentos de trabalho se tornaram símbolos do comunismo na época da
   Revolução Russa de 1917, representando os trabalhadores do campo, a foice, e os
   operários das cidades, o martelo.
4. Nesta atividade o importante é promover e instigar o interesse dos alunos para
   pesquisar artistas contemporâneos que utilizam a arte para problematizar e refletir
   sobre temas sociais, ambientais e políticos. Os alunos podem buscar exemplos na
   música, nas artes plásticas, no teatro ou no cinema. Podem solicitar o auxílio dos
   professores de arte na indicação desses artistas para fazerem a pesquisa. Interessante
   pensar em artistas que trabalham com intervenções urbanas e artes visuais.
   Informações desses artistas podem ser conseguidas por meio da internet.




Páginas 14 - 15

   No Caderno do Aluno encontram-se orientações para o desenvolvimento dessa
atividade. Sugerimos que você faça adequações que considerar necessárias, lembrando
que essa é uma boa oportunidade para envolver professores de outras disciplinas.




Páginas 15 - 16
1. A Guerra Civil Espanhola revela uma intensa disputa ideológica na Espanha entre a
   direita nazifascista e a esquerda socialista e comunista. No Brasil, durante o governo
   de Getúlio Vargas, ocorreram disputas semelhantes entre a Ação Integralista Brasileira
   (movimento de influência fascista) e a Aliança Nacional Libertadora (movimento de
   influência socialista).


2. O grupo atuou durante as décadas de 1960 e 1970 no contexto da ditadura militar
     brasileira (1964-1985) e era formado, principalmente, por estudantes de orientação
     política de direita.
3. A violência dos dois regimes, a censura, a luta armada entre a esquerda e a direita e o
     caráter ditatorial os aproximam.




Páginas 16 - 17
1.
     a) A Era Vargas (1930-1945) e, mais especificamente, o Estado Novo ( 1937-1945),
     período da ditadura, marcado pelo embate entre a esquerda ( Aliança Nacional
     Libertadora) e a direita ( Ação Integralista Brasileira),com destaque ao Levante
     Comunista em 1935.
     b) A Era Vargas foi marcada por ondas de perseguição política, censura, prisões e
     torturas, particularmente no Estado Novo, quando ações contra simpatizantes da
     esquerda se intensificaram.




Páginas 17- 18
1. Alternativa e.


  SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3

  A GUERRA E O CINEMA



Página 18 - 19
1. Entre outros títulos, os alunos poderiam citar: O Resgate do Soldado Ryan; A Lista de
   Schindler; O Pianista, A Vida é Bela etc.
2. Neste item, são poucas as opções, e as mais comuns são: Rapsódia em Agosto, Filhos
   de Hiroshima e O Túmulo dos Vagalumes. Os alunos terão dificuldades para preencher
   este item, em muitos casos ele permanecerá em branco.
3. A segunda lista foi preenchida com maior dificuldade. Entre as hipóteses que os
   alunos levantarem, destaque aquelas que façam referência ao predomínio dos filmes
   norte-americanos e sua ideologia no mercado cinematográfico.




Páginas 19 - 21
Professor,
a) Título do filme.
b) Países         envolvidos na produção.
c) Ano de produção.
d) Estimule a escolha de um filme de fundo histórico.
e) Analise a habilidade dos alunos de identificar os pontos de vista dos realizadores do
   filme.
f) Vale o que foi dito no item anterior.
g) A resposta desse item é subjetiva; comente as justificativas dos alunos.
h) Avalie o interesse dos alunos em buscar informações sobre o filme.


Páginas 21- 22
1. Um filme é o resultado de um conjunto de escolhas, recortes e perspectivas por parte
     dos seus realizadores (diretor, produtor, roteirista, atores), sendo que estas escolhas
     acabam por influir no seu resultado estético e ideológico.
2. O texto sugere que se leve em conta a maneira como se aborda o tema, além da trama e
     dos diálogos. É importante pensar no gênero cinematográfico no qual o filme se
     enquadra, e no aparato técnico e expressivo que ele mobiliza para desenvolver-se
     como narrativa.
3. Conforme o texto, um mesmo tema histórico pode ser representado de maneiras
     diferentes em filmes diferentes, sob a influência de vários fatores, tais como a época
     que o produziu, os valores ideológicos dos realizadores, os interesses comerciais que o
     cercam.




Páginas 22 - 23
1.
     a) Os norte-americanos justificavam a utilização das bombas atômicas como uma
     necessidade para terminar, de maneira definitiva, a Segunda Guerra Mundial. As
     bombas chegaram a ser denominadas “Bombas da paz”.
     b) A construção do armamento bélico atômico teve um papel fundamental no
     desenvolvimento da diplomacia internacional e seu poderio serve, durante a Guerra
     Fria, e mesmo atualmente, como instrumento de intimidação e demonstração de força
     na geopolítica internacional


     SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4

     “OLGA BENÁRIO E LUÍS CARLOS PRESTES – IDEOLOGIA E
     ROMANCE”




Páginas 25 - 29
1.
     a) Atuação de Olga no período: integrante do Komintern ( organização Internacional
     comunista),perseguida na Alemanha, depois de várias ações revolucionárias refugiou-
     se na URSS. Lá conheceu Luís Carlos       Prestes. Ressalte aos alunos a consolidação
     da URSS com a ascensão de Stalin ao poder.
     b) Atuação de Prestes no período entre 1924 -1927: formou a Coluna Prestes e
     percorreu o país propagando a luta contra o poder oligárquico. Lembre-se de que o
     Tenentismo, do qual Prestes fez parte,    atuou contra a oligarquia, mas não possuía
     influências socialistas marcantes.
     c) Contexto econômico e político no Brasil: ascensão da economia industrial
     brasileira, declínio da cafeicultura e efeitos da Crise de 1929 em todos os       setores
     agravando as dissidências oligárquicas. Na Europa: contexto pós Primeira Guerra
     Mundial, crescimento econômico norte-americano e ascensão de movimentos
     totalitários na Itália e na Alemanha.
2.
     a) Atuação de Olga no período: participava de congressos internacionais
         socialistas, reuniões do Komintern e ações de espionagem.
     b) Atuação de Prestes no período: não participou da Revolução de 30, no entanto,
     como tenentista, passou a participar e defender ativamente o socialismo exilado em
     Moscou foi considerado pelo Komintern como uma figura estratégica para a
     propagação do comunismo no Brasil.
     c) Contexto econômico e político no Brasil: início da "Era Vargas", derrubada das
     oligarquias cafeeiras, ascensão da política econômica intervencionista e planificada.


  Na Europa: fortalecimento dos regimes nazifascistas, recuperação econômica de
  alguns países europeus, crescimento das tensões políticas e militares.
3. Aproximação do casal Olga Benário e Luis Carlos Prestes: o poder ditatorial de
  Vargas no Brasil aproximou-os em uma missão secreta, para promover uma revolução
  armada capaz de derrubar o regime. Viajaram, em 1934, sob o disfarce de um casal,
  por diversos países do mundo para mascarar sua entrada no Brasil.
4. Atuação do casal no Brasil: organizaram a Intentona Comunista de 1935, fracassada e
  desmantelada pela atuação da repressão varguista.
5. Separação do casal: foram presos durante uma ação da polícia em Março de 1936,
  sendo colocados em missões separadas a pedido da Alemanha. Olga foi deportada,
  grávida de Prestes, para os campos de concentração na Alemanha, que ainda não havia
  começado a Segunda Guerra.
6. Morte de Olga Benário: depois do nascimento de Anita, Olga foi transferida para
  vários campos de concentração, até que, finalmente, em 1942, após a adoção da
  política de “Solução Final”, Olga foi executada numa câmara de gás no campo de
  Bernburg.
7. Atuação política de Luís Carlos Prestes, após a morte de Olga: após a participação
  brasileira na Segunda Guerra, contra o nazifascismo, Vargas buscou apagar a imagem
  totalitária de seu governo, com a legalização das eleições, e Prestes (lembremo-nos de
  que a URSS havia lutado ao lado do Brasil na Segunda Guerra) foi libertado. Apoiou
  Vargas, politicamente, nas eleições que o conduziram ao poder em 1950, quando ele
  assumiu o Executivo, eleito pela única vez pelo voto nas urnas. Vargas se suicidou em
  1954.
8. Atuação de Anita Prestes (filha de Olga e Luís nascida no campo concentração): Anita
  é professora da UFRJ e pesquisadora do Tenentismo e da atuação política de seu pai,
  refugiou-se durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985) em Moscou; por sua
  atuação socialista foi perseguida e chegou a ser condenada à prisão em 1973.


Páginas 29 - 30

     O aluno deve utilizar os conhecimentos trabalhados no decorrer dessa Situação de
Aprendizagem para realizar esta atividade que possui caráter de síntese dos conteúdos
estudados.




Páginas 30 - 31
1.
     a) O argumento utilizado pelo governo varguista para justificar o golpe político-
     militar que instalou o Estado Novo foi a suposta ameaça de um levante comunista que,
     denunciado pelo Alto-Comando do Exército, tornou-se conhecido como Plano Cohen
     (na verdade, um plano falso elaborado pelo capitão Olímpio Mourão Filho).
     b) O Estado Novo caracterizou-se como uma ditadura política com traços fascistas;
     foi marcado por violenta repressão político-policial, censura severa e intensa
     propaganda nacionalista, coordenada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda,
     além do culto à personalidade de Vargas. No plano econômico, Vargas pôs em prática
     uma política industrialista, nacionalista e estatizante, especialmente no setor de
     indústria de base (Companhia Siderúrgica Nacional,    Companhia Vale do Rio Doce,
     Fábrica Nacional de Motores etc.)
2. Alternativa b.