Física - vol 1 - 2º ano


Caderno do Aluno
ensino médio 2º série
Física
Pág. 4

Tabela

Substâncias e materiais: Ferro, lata, chumbo. Etc.!
Processos e fenômenos: vento, chuva, nuvem, gelo, neve, etc.
Maquinas aparelhos e sistemas naturais: Sol chapinha, chuveiro, água, termômetro, quente, frio, abafado, mormaço e etc.!!

Página 4
1-) Estufa, combustível, praia, piscina, chuva, forno, botijão de gás, fogo, freezer, corpo humano, asfalto, etc.
2-) Processos de aquecimento e processos de troca de calor
3-) Natural: Praia (Sol e maresia); Chuva; Massa de ar
Artificiais: forno, microondas, freezer.
4-) Substâncias e materiais: Álcool, água, cobertor
Processos e fenômenos: Condução, irradiação, convecção.
Máquinas, aparelhos e sistemas naturais: fogão, forno, massa de ar.


Página 4

1-) Liste pelo menos 20 termos, processos ou situações que tenham alguma relação com calor ou com temperatura.

Fogo, água, gasolina, álcool, blusa de lã, cobertor, gelo, gás freon, evaporação, condensação, fusão, explosão, dinamite, exercícios físicos, forno, fermentação, café, queimadura, gangrena, febre, termômetro, etc.

2-) Quais características dos elementos que você listou os associam a processos térmicos? Por exemplo, nossas mãos se esquentam quando as esfregamos, ou nossa pele molhada com álcool se resfria se a sopramos.

O fogo aquece pela queima de combustíveis.
A água pode ser utilizada como sistema de refrigeração retirando o calor dos corpos.
A gasolina produz calor através de sua queima e explosão.
O álcool esquenta o corpo quando o tomamos.
A blusa de lã isola o corpo dificultando a troca de calor. O cobertor também.
O gelo resfria roubando calor dos objetos nos quais está em contato.
O gás freon retira calor de dentro da geladeira para realizar sua expansão e o devolve ao ambiente no condensador atrás da geladeira sob alta pressão.
A evaporação é um processo natural da passagem do estado líquido ao gasoso ou vapor no qual há consumo/ganho de calor, e a condensação é um processo do estado gasoso ao líquido no qual há perda de calor. Na fusão o sólido passa para o líquido retirando calor do ambiente.
A explosão é uma grande expansão de pressão e temperatura que ocorre em um pequeno tempo.
A dinamite serve para provocar explosões.
Os exercícios físicos geram calor pelo atrito e movimento dos músculos o que provoca um aumento da quantidade de calor no corpo.
O forno aquece os alimentos funcionando como uma estufa, fazendo o calor circular homogeneamente por dentro dele.
A fermentação é um processo químico/biológico que gera calor e gás carbônico.
O café para ser feito utiliza o calor da água para aumentar sua solubilidade na mesma.
A queimadura ocorre quando uma fonte de calor transforma a água do nosso corpo em vapor, a gangrena ocorre quando os líquidos do nosso corpo passam para o estado sólido...

Pagina 4

1
microondas, ventilador, gelo, larva (vulcão), fogão, neve, ar, vento, ar condicionado, sol, forno, churrasqueira, evaporação, garrafa térmica, isopor, freezer, lancheira, geladeira, erupção, verão, etc...

2
Evaporação, vento, erupção e verão.

3
Aquecedor, fogão, freezer, lampada, garrafa, chapinha, ar condicionado, secador, chuveiro, motor, ferro de passar, sauna, sorvete, leque.

4 (tabela)

Substâncias e materiais
(1ª coluna)
gelo
fogo
neve

processos e fenômenos
(2ª coluna)
evaporação
erupção
condensação

Maquinas, aparelhos, e sistemas naturais
(3ª coluna)
Microondas, ventilador, ar condicionado, forno, churrasqueira, chuveiro, freezer, auqecedor, lancheira, secador, garrafa térmica, isopor, sol.


Pág.5

1- O que significa calor?
um tipo de energia, quando ela se manifesta, aumenta a temperatura
maior do que nosso corpo (nosso corpo 36,5 graus)

2- O que significa temperatura? A Temperatura é um parâmetro físico (uma função de estado) descritivo de um sistema que vulgarmente se associa às noções de frio e calor, bem como às transferências de energia térmica, mas que se poderia definir, mais exatamente, sob um ponto de vista microscópico, como a medida da energia cinética associada ao movimento (vibração) aleatório das partículas que compõem o um dado sistema físico.

3- o que a Física Térmica estuda?
“A Física Térmica trata do estudo do calor, que é uma forma de energia, bem como de sua transferência, e também da relação dada pela Termodinâmica entre o calor e o trabalho realizado”.

Pagina 5

A Física Térmica no dia-a-dia

1-) O que significa calor?
Calor, na física, é o processo de transferência de energia térmica de um corpo para outro. O calor sempre é transferido (passa) de um corpo com maior temperatura para um corpo com menor temperatura e nunca o contrário.

2-) O que significa temperatura?
Temperatura é uma grandeza física que mede a quantidade média de movimento aleatório dos átomos e moléculas de um corpo qualquer. Ou seja, temperatura é a medida do grau de agitação das partículas microscópicas que formam a matéria. Quanto maior é a agitação destas partículas maior é a temperatura da matéria, e quanto menor é esse movimento, menor sua temperatura

3-) O que a Física Térmica estuda?
A Física Térmica estuda o Calor (processo de transferência de energia térmica) e a Temperatura, e suas relações entre si e entre outras grandezas da física, como a potência, a energia mecânica (Trabalho), o rendimento, o volume, a densidade, a pressão, etc.

Pagina 6

Forno Caseiro: pode chegar a 300 ºC
Forno Siderúrgico: pode chegar a 3000 ºC

Temperatura de uma formiga: a formiga é um inseto, e como a maioria desses animais não possui uma temperatura fixa de seu corpo, que varia com a temperatura ambiente.

Temperatura de um elefante: o elefante é um mamífero assim como os humanos, portanto tem temperatura constante de 36ºC


Temperatura do corpo humano: 36ºC
Golfinho: 35 a 36,8ºC
Fotosfera solar: 5700ºC
Terra: min 184K, média 282K e máx 333K
Marte: 22 a -73ºC
Filamento de uma lâmpada: 2500ºC
Lâmpada fluorescente: 110ºC
Forno metalúrgico: 3000ºC
Forno doméstico: 270ºC
Interior da geladeira doméstica: 5ºC
Congelador: -5ºC
Recipiente de verduras ou lacticínios: 4 a 10ºC
Interior de um iglu: -5ºC
Dia muito quente: acima de 30ºC
Dia muito frio: abaixo de 15ºC

Pagina 6

O Sol- O Sol é a característica mais proeminente no nosso sistema solar. É o maior objecto e contém aproximadamente 98% da massa total do sistema solar. Seria necessárias cento e nove Terras para preencher o disco solar, e no seu interior poderiam caber para cima de 1.3 milhões de Terras. A camada exterior visível do Sol é chamada fotosfera e tem uma temperatura de 6,000°C (11,000°F). Esta camada tem um aspecto manchado devido às erupções turbulentas de energia à superfície.
A energia solar é criada na zona profunda do núcleo. É aqui que a temperatura (15,000,000° C; 27,000,000° F) e pressão (340 biliões de vezes a do ar na Terra ao nível do mar) é tão intensa que ocorrem as reacções nucleares.
A Lua- Além da radiação solar, outro efeito desta falta de proteção contra o Sol que existe na Lua é a enorme variação de temperatura. Nas regiões próximas do equador lunar, a variação de temperatura é brutal, passando de cerca de 13- graus positivos durante o dia a 129 graus negativos a noite.

Um forno caseiro pode chegar a 300 graus Celsius.

Um forno siderúrgico pode chegar a 3000 graus Celsius.

Em média, a temperatura interna de um refrigerador varia de 4 a 10 graus Celsius.

No caso do freezer a variação de temperatura vai depender da disposição de portas da geladeira. Nos modelos de 2 portas, a temperatura no freezer varia em média de –14 a –18 graus.
Nas geladeiras de uma porta, a temperatura fica em média entre –4 a –6 graus.

De acordo com os fabricantes, a temperatura máxima ideal dentro do gabinete do micro deve ser, no máximo, 10º C acima da temperatura ambiente. Com os computadores são projetados para operarem a uma temperatura ambiente típica de 35º C, a temperatura máxima ideal do interior do gabinete deve ser de 45º C.

*Temperatura ambiente, em termos laboratoriais, é a temperatura situada entre 21–23 graus Celsius (69-73 Fahrenheit ou 294–296 Kelvin).

Formiga- não produz energia, logo não produz calor, tem a temperatura ambiente

Formiga = 31ºC
Elefante = 38ºC
Forno caseiro = 400ºC
Forno siderúrgico= pode chegar a 3000 graus Celsius
Temperatura do corpo humano = 37 graus Celsius
Temperaturas de fritura (150/170º) sem se deteriorar.
Água fervendo = 100°C
Água do mar =ela varia muito, mas veja no exemplo a seguir:

A temperatura da água do mar para esta região de Balneário Comburiu varia de 17,9° C em média (no inverno) para 24,4° C em média (no verão), sendo que no outono e na primavera fica em torno dos 21° C .
A temperatura de um golfinho= gira em torno de 35,0 a 36,8º
bulbo da lâmpada incandescente chega em torno de 220º C, e o filamento dela atinge mais de 10 vezes esse valor
Já a lâmpada fluorescente, não ultrapassa os 150ºC.
temperatura das manchas solares cerca de 1.200 graus Celsius
A fotosfera do Sol possui uma temperatura mínima de 6 000 kelvin
A temperatura varia de 870°C junto à crosta até 2.200°C junto ao núcleo
A temperatura na superfície de Vênus chega a 450°C
congelador geralmente é -10 até -15 ºC
O ferro funde a 1370°C


Pág. 7

1:- Ela indica uma grandeza física capaz de nos informar o quanto o objeto esta quente ou frio.

2:- Água do mar, corpo humano, água fervendo, óleo em que batatas estão sendo fritas e chama do gás de cozinha.

Pagina 7

1- Indica o estado de agitação dos átomos e moléculas que acompanham.

2- Água do Mar, corpo humano, água fervendo, óleo de Batata, chama do gás.

Pagina 7

1) indica o estado de agitação dos átomos e moléculas que acompanham.
2) água do mar, corpo humano água fervendo, óleo de batatas e chama do gás

VOCE APRENDEU?

Pagina 8

1) quanto mais agitada as moléculas estão, maior a temperatura
2) temperatura alta é igual a sensação quente
temperatura baixa é igual a sensação fria
3) sim, quando a agitação das moléculas temos a menor temperatura -273° ou 0°K

Pagina 8 

Você Aprendeu?

1- Quanto mais agitada moléculas estão. Maior a temperatura.

2- Temperatura alta é igual sensação quente
Temperatura baixa é igual a sensação fria.

3- Sim. Quando a agitação molecular cessa temos a menor temperatura.
-273ºC ou 0 ºK ( Kelvin )
O Gasoso tem a sua forma variavel e o seu volume variavel ( Vapor )

Pág. 08

Você aprendeu?

1 - A temperatura é a medida do grau de agitação das moléculas do corpo. Quanto maior a agitação das moléculas, maior é a temperatura do corpo.

2 - O frio é uma palavra designada para a inexistência do quente.

3- Sim, existe ! A temperatura mínima ocorre quando não existem mais movimentos nos átomos. Essa temperatura vale - 273,15 ° C ou °K .

Pág. 8

1) a temperatura é a medida do grau de agitação das moléculas do corpo. Quanto maior a agitação das moléculas, maior é a temperatura do corpo.

2)O frio não existe. Na verdade o frio é uma palavra designada para a inexistência do quente.

3) Sim, existe. A temperatura mínima ocorre quando não existem mais movimentos nos atomos. Essa temperatura vale -273,15°C (celsius) ou 0°K (kelvin)

LIÇÃO DE CASA

1- Celsius - Sueca
Fahrenheit – Inglesa
Kelvin – Escocesa.
2- Sim, montando uma grandeza diretamente proporcional (regra de 3) com o ponto de gelo e o ponto de vapor.


Página 9 

3. Quais são os estados da matéria? Descubra o que caracteriza cada um desses estados, e como distingui-los.

Os estados da matéria são: sólido , liquido e gasoso.
O Solido tem a sua forma constante e o seu volume constante ( Gelo )
O Liquido tem a sua forma variavel e o seu volume constante ( Agua )

Pág. 9

3. Estado sólido (gelo), tem forma e volume constantes. Liquido (água), tem forma variável e volume constante. Gasoso (vapor), tem forma e volume variáveis.

Pagina 9 

3. São três: Sólido, líquido e gasoso. No estado sólido, as moléculas estão bem unidas umas com as outras, o que faz com que tudo que esteja nesse estado seja duro. Já no estado líquido, as moléculas estão um pouco mais separadas, o que, consequentemente, deixa a matéria menos dura. E no estado gasoso, as moléculas estão tão separadas umas das outras que já não são possíveis enxergar nem tocar a matéria.

Página 12

2. Água quente≈ 80ºC ; Corpo≈ 35,7ºC
3. Trocar o álcool por outra substância mais sensível ao calor.
4. Mais devagar. Porque o calor não está sendo passado diretamente ao álcool.
5. Porque a temperatura se eleva, e com isso ele dilata, fazendo a coluna aumentar.


Pag 11

2) o termômetro comercial vai estar em torno de 30° e o caseiro vai estar estabilizado na altura da coluna do álcool
3) melhora a vedação do termômetro, melhora a quantidade de material
4) pq as moléculas dilatam mais rápido no álcool empurando-o para baixo, fazendo com que suba o corante
5) pq as moléculas do álcool dilatam , fazendo com que ele suba pelo canudo

Pág. 11 , 12 

1 - é diferente . Porque o termômetro comercial tem escalas e o material é diferente do que o usado pra fazer o termômetro caseiro.

2 - O termômetro comercial vai estar em torno de 30 ° e o termômetro caseiro vai estar estabilizado na altura da coluna do álcool .

3 - Melhoras a vedação do termômetro ,melhorar a qualidade do material , colocar as unidades de medida , fazer testes .

4 - Porque as moléculas dilatam mais rápido no álcool empurando-o para baixo , fazendo com que suba o corante .

5 - Porque as moléculas do álcool dilatam , fazendo com que ele suba pelo canudo.

DILATAÇÃO TÉRMICA

Pág. 13

1- Ele aumenta. Porque as moléculas ocupam um espaço maior.
2- Ele irá contrair. Porque as moléculas ocupam um espaço menor.

Pag 13

1) vai ser fechado. Aumentando a dilatação fazendo com que o buraco se feche
2) vai diminuir pq quando esfria as moléculas ficam uma próxima da outra diminuindo o volume.

Pág. 13 

1 - vai se fechando ( contraindo-se ) . Aumentando a dilatação , fazendo com que o buraco se feche .

2 - Vai diminuindo . Porque quando esfria as moléculas ficam uma próxima a outra, diminuindo o volume.

Pág. 14

1 - Para impedir a saída do ar.

2- A dilatação do material .

3 - Porque cada um tem sua função e alguns instrumentos precisam de matérias ( termômetros ) que possam agüentar sua temperatura (podendo ser elevada ) , sem danificar o material .


Página 14

1-) Evitar troca de calor com o ambiente
2-) Mede a troca de calor; a "energia térmica"
3-) Cada faixa de temperatura, têm seu instrumento mais adequado.

1. Não. Pois mesmo um termômetro comercial não apresenta resultados muito precisos, como o termômetro de um laboratório, por exemplo.

VOCE APRENDEU?

pag 14

1) pq se não , não funciona.
2) a temperatura os graus
3) pq cada um tem sua função e alguns instrumentos precisam de matérias(termômetros) que possam agüentar sua temperatura (podendo ser elevado) sem danificar o material


Pág. 14

1 - Para impedir a saída do ar.

2- A dilatação do material .

3 - Porque cada um tem sua função e alguns instrumentos precisam de matérias ( termômetros ) que possam agüentar sua temperatura (podendo ser elevada ) , sem danificar o material .

Pág.14Lição de casa
Dilatação linear

Na apresentação da fórmula da lei de dilatação linear (L = L0 q), saliente o aspecto específico do coeficiente de dilatação , mostrando que ele corresponde, numericamente, à dilatação que sofre cada unidade de comprimento para cada grau Celsius de variação de temperatura. Mostre que o fato de a unidade do coeficiente de dilatação ser o grau Celsius recíproco (°C-1) deriva exatamente de ele expressar essa dilatação "unitária". Assim, dizer que o coeficiente de dilatação é 0,000003 °C-1 nada mais é que dizer que ele vale 0,000003 cm/cm °C, isto é, está ocorrendo uma dilatação linear de 0,000003 cm para cada cm de comprimento e para cada variação de 1 °C na temperatura.


Dilatação superficial e volumétrica
No desenvolvimento das fórmulas das dilatações superficial e volumétrica, o professor deve mostrar que elas derivam das variações das dimensões lineares do sistema. Não é importante que o aluno saiba a dedução, mas que ele perceba que as três leis de dilatação seguem um mesmo modelo básico: a variação da grandeza ( G) é diretamente proporcional ao valor inicial dessa grandeza (G0) e à variação de temperatura (D ). Sendo k o coeficiente de dilatação, pode-se escrever:
G = k G0 .


Dilatação aparente
Ao tratar da dilatação térmica dos líquidos, destaque o conceito de dilatação aparente, que decorre de a dilatação de um líquido ser estudada sempre estando o líquido contido num recipiente sólido, que também se dilata durante a variação de temperatura.
Ressalte a relação entre os coeficientes de dilatação aparente e real do líquido e volumétrico do recipiente, mediante os exercícios R17, P36 e P37. Os exercícios R18, R19, P38 e P39 tratam de situações especiais de dilatação de líquidos que merecem destaque.


Pág. 14

1- Para o liquido não derramar.
2- A dilatação do material.
3- Porque alguns materiais são mais fracos e a temperatura desses materiais são diferentes.

SITUACAO DE APRENDIZAGEM 4

Pag 15

1) algo que vai ao forno
geladeira
chuveiro
ferro de passar
motores de veículos


Pág. 15

1- Aquecedor, microondas, geladeiras, chuveiro, fogão, etc.

Pag 16

1)pq. é algo fundamental
2) se aumenta demais ela se curva e desliga o equipamento
3)porque se é aquecida demais, um dos metais dilata mais que o outro, fazendo com que ela se curve e funcione como uma chave.

Pág. 16

1- Para o bom funcionamento.
2- Funciona com a junção de dois metais que dilatam de forma diferente.
3- Porque os materiais dilatam de forma diferente.

Pág. 16 

1 - Para manter os materiais na temperatura desejada, ou em outros casos, para se manter a vida.

2 - Quando ela é aquecida , um dos metais dilata mais que o outro , fazendo com que ela se curve e funcione como uma chave .

3 - Porque os matérias dilatam , se misturar pode danificar a estrutura .

Pag 17

1)por meio da transpiração e da circulação sanguínea
2) é uma junta de dilatação assim os materiais podem dilatar sem danificar a estrutura.
3) do forno elétrico- se tiver comida esquenta de mais e queima
carro- sua temperatura deve ser controlada para que não danifique o motor.


Pág. 17 e 18

1 - Através da transpiração (suor) .

2 - É uma junta de dilatação , assim os materiais podem dilatar sem danificar a estrutura

3 - Carro -> Sua temperatura deve ser controlada para que não danifique o motor do automóvel .
Terra (Planeta ) -> A temperatura deve ser controlada para que os seres vivos presentes não morram .
Chapinha -> A temperatura precisa ser controlada para que não danifique o produto de consumo , ou até mesmo os cabelos .

Pág. 17

1- Para o bom funcionamento do organismo.
2- Através do suor.

Pág. 18
Lição de casa

1)Celsius origem sueca
Fahrenheit origem inglesa
Kelvin origem escocesa

2)Celsius para Fahrenheit °F = °C × 1,8 + 32
Celsius para kelvin K = °C + 273,15

Fahrenheit para Celsius °C = (°F − 32) / 1,8
Kelvin para Celsius °C = K − 273,15


Pág. 18

3- Para que ocorra a dilatação e haja acomodação dos trilhos.
4- Corpo humano, geladeira, fogão, etc.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5

RECONHECENDO E PROCURANDO O CALOR: CADÊ O FRIO?

Pág. 20

1- A agitação das moléculas ( cientificamente)
A energia elétrica (aparentemente)
Atrito; movimentos em geral.
2- (condução, convecção, irradiação)
3- Material isolante.
4- Fontes frias.
5- O frio não se movimenta, mas sim o calor transita indo do corpo quente para o corpo frio.
6- Fontes de calor: Fogão, sol, corpo humano, forno elétrico, etc.
Materiais condutores de calor: Alumínio, água, ferro, ar, etc.
Materiais isolantes: Madeira, vidro, plástico, tecidos, etc.


Pag 20

1) a agitação das moléculas a energia elétrica
2) condução, convenção, irradiação
3) geladeira - energia
4) o gás
5) é o resultado da ausência de calor
6) tabela
FONTES DE CALOR = fogão, geladeira, corpo humano, forno elétrico
MATERIAIS CONDUTORES DE CALOR = alumínio, gás compressor, ferro, ar
MATERIAS ISOLANTES = madeira, isopor, plástico, tecidos

Pág. 20 

1- A agitação das moléculas ( cientificamente)
A energia elétrica (aparentemente)
Atrito; movimentos em geral.
2- (condução, convecção, irradiação)
3- Material isolante.
4- Fontes frias.
5- O frio não se movimenta, mas sim o calor transita indo do corpo quente para o corpo frio.
6- Fontes de calor: Fogão, sol, corpo humano, forno elétrico, etc.
Materiais condutores de calor: Alumínio, água, ferro, ar, etc.
Materiais isolantes: Madeira, vidro, plástico, tecidos, etc.

CALOR E TEMPERATURA

Página 22 

3)
a)A cede e B recebe
b)A recebe e B cede
c)A cede e B cede

Pag 22

2)pq. o cobertor apenas isola termicamente nosso corpo
3a) A sede e B recebe
b) B sede e A recebe
c) equilíbrio térmico não ha. transferência de calor
4) o calor é a energia em transito. Temperatura é a grandeza que mede o grau de agitação das moléculas
5
a) não troca
b) A sede p/ D
c) A sede p/ E
d) B sede p/ D
e) B sede p/E

VOCE APRENDEU?

1) é o estado em que as moléculas estão em repouso
2) o calor sede energia ao frio, podendo ser transmitido por condução, convecção ou irradiação.

Pág. 22

2- O cobertor apenas isola termicamente o nosso corpo.
3- a) A sede e B recebe.
b) B sede e A recebe.
c) Equilíbrio térmico. Não há transferência de calor.

4- Calor é a energia em transito. Temperatura é a grandeza que mede o grau de agitação das moléculas.

Pág. 23
VOCÊ APRENDEU?
1- É o estado em que as moléculas estão em repouso.
2- O calor sede energia ao frio, podendo ser transmitido por condução, convecção ou irradiação. Portanto o frio é apenas um corpo com falta de calor.


Pág. 23

5-
a) Não a troca de calor.
b) A sede calor para D
c) A sede calor para E
d) B sede calor para D
e) B sede calor para E

VOCÊ APRENDEU?

1- É o estado em que as moléculas estão em repouso.

2- O calor sede energia ao frio, podendo ser transmitido por condução, convecção ou irradiação. Portanto o frio é apenas um corpo com falta de calor.

Pag 26

Mãos a obra

1) as mãos iram se aquecer, a chama transmitir calor para a mão
2) o sol nos aquece a temperatura da terra aquece o rio

pag 28

1
a) o calor da brasa aquece a carne (queima)
b) aquece somente com a temperatura do ar
c) aquece a carne pois o metal é um ótimo condutor
2) com uma transmissão de calor direta
3) aquecedor em qualquer lugar que não pegue fogo e o ar sai pelas janelas.

VOCE APRENDEU?

Pag 29

° condução; transmissão de calor de energia térmica de um local para outro
°convecção: se constitui de movimentos de massas fluidas trocando de posições
° irradiação: transmissão de calor por meio de ondas eletromagnéticas

SITUACAO DE APRENDIZAGEM 7

Pag 29

Porque a temperatura interna estava mais alta que a externa

Pag 31

1) o recipiente da bolinha de metal
2) a esfera de metal
3) a bolinha de gude
4) a esfera de metal

Pag 32

1) 1 litro porque é menas água
2) as 10 garrafas, pq. a quantidade é maior.

Pág. 33
1. a) 300 cal/°C
b) 150 cal/°C
c) 9 cal/°C
d) 35,1 cal/°C
e) 225,9 cal/°C
f) 252 cal/°C

Página 34

1- Significa que o corpo cedeu energia.

Pág. 34

2. água: 900.000 cal
gelo: 450.000 cal
chumbo: 27.000 cal
ferro: 105.300 cal
vidro (pirex): 677.700 cal
vidro (sílica): 756.000 cal

Pág. 35 

Lição de casa

2)Cálculo de Necessidades Diárias de Energia
Qual é a necessidade diária de energia de seu corpo?

Cada indivíduo gasta certa quantidade de energia básica, mais a energia extra para atividades físicas.

Gasto energético básico:
Para cada kg de peso são necessários 1,3 kcal para cada hora. (ex: um atleta pesando 65kg precisaria 1,3 x 24 horas x 65 kg por dia)
Gasto energético Ativa:
Para cada kg de peso são necessários 1,5 kcal para cada hora.
Gasto energético Atlética:
Para cada kg de peso são necessários 1,6 kcal para cada hora.
Gasto energético extra (deve ser somado ao básico):
Para cada hora de treino são necessários em média 8,5 kcal para cada kg de peso. (ex: um atleta pesando 65kg treinando 2 horas, necessitaria de 8, 5 x 2 horas x 65 kg= 1105 calorias extras em sua dieta diária)
Este atleta de 65Kg treinando 2 horas por dia necessita de uma ingesta calórica de aproximadamente de 3.133 kcal para suprir suas necessidades diárias de energia.
Combustível energético
Como um carro precisa de combustível, nosso corpo precisa para seu bom funcionamento de:

50% - 60% Carboidrato (açúcar, doces, pães e bolos)
20% - 30% Lipídeos (óleo e produtos que contém óleo)
10% - 15% Proteína (ovos, leite, carne, peixes, etc...)
Valor calórico (Nota: 1 caloria = 1 Kcal)
Carboidratos - 4 kcal
Lipídeos - 9 kcal and
Proteínas - 4 kcal

Quanto um atleta pesando 50 kg necessitaria em termos de carboidratos, proteínas e lipídeos?
Carboidratos: 57% de 2410=1374 kcal - 4 kcal por grama=1374 / 4=343 gramas
Lipídeos: 30% de 2410=723 kcal - 9 kcal por grama=723 / 9=80 gramas
Proteínas: 13% de 2410=313 kcal - 4 kcal por grama=313 / 4=78 grama (Para se calcular a quantidade de proteínas em gramas que devem ser ingeridas por um adulto acima de 19 anos basta multiplicar seu peso por 0.8 )
Calculadora
Para obter um valor aproximado das necessidades calóricas diárias coloque seu peso e clique " calcular". Caso você não pratique qualquer atividade física deixe em branco o campo 2.


Pág. 40 

1 - lenha - 2800 a 4400

Pág. 40

1- gás hidrogênio
2- álcool 6400 6400 x = 4700
x 4700 x = 4700
6400 x= 0,73 kg

você aprendeu

1- O alimento nos fornece energia.

Pág. 40 

1- A lenha

2- A gasolina

3- Álcool etílico(etanol) 1,25 , 6400 k cal /kg
gasolina 2,50 , 11100 k cal / kg

Pág. 41

2- Não, na energia, proteínas, etc.

3- Porque ele tem mais energia.

4- Não existe vida sem calor.

5- Tudo se move através do calor.


Pág 46

1)
Por conta da pressão do ar!

O continente aquece mais rápido do que o mar.
Estando o ar do oceano mais frio que a da terra, o ar está mais comprimido que no continente, então o ar tende a ir para o continente.

Durante a noite é o inverso, pois como o oceano demora mais para aquecer do que o continente, durante a noite o ar do continente está mais frio do que o do oceano, e por isso o vento sopra da praia para o mar.


via: 100 Repetentes