Física - vol 1 - 1º ano


Caderno do Aluno
ensino médio 1º série
Física
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1 - Carro, ônibus, moto, bicicleta, pessoas, animais, ventilador, pás liquidificador.
2- Ter rodas, eletricidade, combustível (gasolina, álcool), pernas, alimento.

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3- Transporte: Carro, ônibus,
Produzir Movimento de Rotação: Ventilador, pás do liquidificador.
Produzir ou controlar deslocamento: Roda de veículos
Produzir ou ampliar movimento: Motor, pedal da bicicleta e volante.

a) Carro, Ônibus, bicicleta, pessoas, moto.

b)Ventilador, pás fo liquidificador

c) Volante, freios, guidão.

d) Sim, com os sistemas de transmissão dos carros, as marchas das bicicletas.

e) Os movimentos podem ser agrupados em relação as suas fontes de energia, como combustível de motores, a gás, gasolina, álcool.

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Deslocam-se: Bicicleta, freio.

Giram: pedal, freio, roda e guidão

Produzem movimento: ciclista, roda

Controlam movimento: pedal, ciclista, freio, guidão

Ampliam forças: pedal, ciclista, roda

Permanecem em equilíbrio: ciclista

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ex.1 faça 5 desenhos de placas com a distância até chegar ou local ex: lombada à 300m

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exercicio2. Perto=lombada(300)/Longe=cidade(22km)
exercicio3. O tempo que vai demorar a chegar a algum lugar
exercicio4. nem sempre, pois depende da sua velocidade
exercicio5. Sim, você pode ir mais rápido que a velocidade indicada.
exercicio6. para você seguir esta velocidade na determinada região para evitar acidentes
exercicio7. porque assim você saberá o tempo para percorrer certa distância

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Exercício 8 .

b - O motorista não será multado, pois esta abaixo do limite de velocidade.

c- O motorista será multado , pois esta acima da velocidade permitida .

d - O motorista será multado, pois esta acima da velocidade com 132 km/h.

e- V1 = 80 V2 = 100 V3 = 132

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Exercício 8

a) 90/60 = 1,5
' 33/1,5 = 22

x= 22 mim

b)
Não porque ele não ultrapassou o limite de velocidade.

c)
Sim. Porque o tempo para chegar lá é 22 mim .

d)
Sim, porque mais rápido a velocidade do carro fica menos o tempo.

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f) v¹=80km/h | 22,22m/s | 1,32km/min
v²=99km/h | 27,5m/s | 1,65
v³= 132 | 36,6 | 2,2


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Exercício 1

As Semelhanças são que ambos os métodos marcam a distancia percorrida e o tempo que o móvel levou para percorrer a distancia.

Exercício 2

Sim, pois o carro vai passar a um tempo menor que o permitido, ou seja a velocidade máxima permitida .

Exercício 3

Pode ser diferente, por que o velocímetro marca a velocidade instantânea , aos métodos embora sejam calculados de formas iguais a precisão entre eles é diferente .

Exercício 4

A lombada eletrônica é o modo mais eficiente mais funciona através de dois sensores de pressão fixos no chão .

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1)
porque a velocidade média é dada pela variação do deslocamento sobre a variação do tempo.
ex: Vm= S - So / T - To

então se o deslocamento for muito pequeno vc encontrará, não a velocidade média, mas quase que praticamente a velocidade em que o móvel está no momento, ou seja, a velocidade instantânea.

2)
O conceito de velocidade média ou velocidade escalar média é diferente do conceito de velocidade instantânea. A velocidade média esta ligada a um intervalo de tempo ∆t enquanto a velocidade instantânea a um instante de tempo t.

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3)
A circunferência é conseguida com:
2.3,14(pi).r, sendo o diâmetro de 55 cm, raio = 22,5 cm.

Daí: 2.3,14.22,5 = 141,3cm, ou 14,13m.

4)
Qual distância percorrida a cada volta do pneu com diâmetro de 55 centímetros?
o diâmetro é o dobro do raio:
d = 2r
se o diâmetro é 55 cm, 2r = 55 cm.
a distância percorrida a cada volta é igual à circunferência do pneu, pois, a cada volta, o pneu descreve a sua circunferência inteira.
a circunferência é dada por C = 2πr.
sendo 2r = 55 cm e a constante π (pi) = 3,14, a circunferência será C = 2πr = 55π = 172,7 cm = 1,727 m.
logo, a distância percorrida a cada volta é de 1,727 m.
Qual a velocidade desenvolvida por um veículo equipado com esse pneu, se o pneu der 600 voltas por minuto?
600 voltas por minuto é igual a 600 voltas em 60 segundos = 600/60 = 10 voltas por segundo.
se o veículo faz 10 voltas em 1 segundo, é só multiplicar o número de voltas pela circunferência para achar quantos metros percorre a cada segundo (ou seja, a velocidade, em m/s).
10 voltas é igual a 10 vezes a circunferência da roda = 10.1,727 = 17,27 m.
logo, a velocidade será de

[17,27 m/s.]

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Exercício 5

40 Km/h
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Exercício 3
Pessoa caminhando = 5 km/h
bala de revolver = 400 km/h
flecha= 250 km/h
lesma= 16,5 Cm/m
golfinho nadando= 61 km/h
tartaruga= 0,30 km/h
terra deslocando-se ao redor do sol= 29,7849km/s
corredor olímpico= prova de 100 mts 9,69 s
satélite artificial geostácionario = não sei
bola de futebol= 30 m/s
som no ar= 340,9 m/s
som na água= 1.500 m/s
luz= 1.079252848,8 km/h
bicicleta= 20 km/h
pardal voando= 35 km/h
paraquedas= 300 km/h
avião a jato= 11.000 km/h
avião supersônico= 2.500 km/h
foguete= 26.000 km/h
estação orbital = 27.700 km/h

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Desafio
Ele decodifica as transmissões do sinal de código e fase de múltiplos satélites e calcula sua posição com base nas distâncias a estes. A posição é dada por latitude, longitude e altitude.

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Exercício 2
b) aproximadamente 365,87 km
c) sim, o record é do jamaicano Usain Bolt que fez 100m em 9,69s

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1 - A água se desloca, a prancha gira, as ondas produzem movimentos, o surfista controla o movimento, as pernas e os pés ampliam a força aplicada e o surfista permanece em equilíbrio.

2 -
a -
15 - 9 km = 6 km x 100 = 6000 m = 30 m/s x 3,6 = 108 km / h
200    200 s 200 s    s

b -
Vm = 375 =      t = 45 m : 60 = 0,75 h 176 km / h
0,75                  d = 375 km

c -
 100 10,10 m/s x 3,6 = 36,36 km / h       
9,9

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1 - aplicação de força.

2 - Porque pode - se quebrar a raquete além da bola grande e pesada não ter movimento nenhum com a batida.

3 - Não. Porque a massa do tenista é muito maior que a massa da bolinha.

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1---

joãozinho--------carlinhos------tonhão----total
20--------------------30------------ 50 --------100
14 -------------------36------------ 50-------- 100
11------------------- 36------------ 53-------- 100
11------------------- 39------------ 50-------- 100

2---
não,pois o dinheiro sai de um personagem para o outro

3----
Sim, pois eles compram as coisas um dois outro ao decorrer das horas

4---
sim,pois a negociação acontece entre eles

5---
sim, pois não se altera o total

6---
conservou o dinheiro inicial que é a mesma da final

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Exercício
1 - Por causa do impulso e da resistência do ar , alteração e compensação.

2- Para não deslizar, pois o óleo é um lubrificante, assim não haverá o atrito.

3- Por causa da compensação da alteração do movimento de um corpo pela variação do movimento de um corpo pela variação do movimento do outro, ou seja, ocorre nas interações por atrito .

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Lição de Casa
Se duas bolas de gudes se chocam então uma força irá interagir com a outra, formando uma colisão nas duas, assim aplicando a terceira lei de Newton ''Ação e Reação'' um dos princípios básicos da física.


4- Devido a força de atrito ser muito grande ''por causa de suas saliências ''

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1-da velocidade em que o veículo se encontra.

2a-muita força aplicada em pouco tempo.

b-pouca força aplicada em um intervalo de tempo maior.

c-o motor do carro controla a velocidade pela injeção de combustível.

d-atrito com o solo,ar de aerodinâmica do carro.


3-

a- - - -

b- -1700 8s 13600

c- -6800 2s -13600


a-não.



b-sim.


c-o tempo que o veículo tem para parar.


d-a força que é aplicada na freada.


e-suave,pois a força é aplicada num intervalo de tempo maior.

4- q=f X t


5-0.5/dividido/0.005=10 -o air bag diminui 10 vezes a força aplicada na pessoa.



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exercício 1

Sim o chão vai se mover para conservar a quantidade de movimento que no caso é 0 (zero)

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exercício 2

Vai aumentar o movimento , pois vai aumentar a massa do isopor.

exercício 3

O carrinho vai andar normalmente .

exercício 4

Porque não tem atrito.
Porque a força do atrito do chão é maior que o atrito do carrinho.

exercício 5

Extremamente importante pois é ele que impulsiona agente para frente e ao mesmo tempo nos ajuda a para.

exercício 6

Por conta da gravidade que é 0 (zero)

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exercício 1

A força do carrinho deve ser superior a força do atrito do chão.

exercício 2

Para que a quantidade de movimento seja igual a zero, ou seja, a massa do seu carrinho com a sua velocidade de deslocamento para frente deve ser equivalente a massa do isopor com a sua velocidade para trás.

exercício 3

O carrinho deslocaria o isopor do lugar ao efetuar os giros.

exercício 4

Porque o estudo individual dos corpos, ou em conjunto, não se observa alteração dos resultados obtidos.


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Exercício 1

Exercício
1- Para aumentar a força de atrito
2- Para um coeficiente de atrito maior
3- Por que ele seve como um lubrificante assim diminui o atrito.


via: 100 Repetentes