Educação física - vol 4 - 3º ano


Caderno do Aluno
ensino médio 3º série
Educação física


TEMA:

ORGANIZAÇÃO DE TORNEIOS ESPORTIVOS E FESTIVAIS DE
DANÇA, GINÁSTICA E LUTA

Para começo de conversa

Páginas 3 - 5

1.

(C)

a)

(F)

b)

(C)

c)

(C)

d)

(F)

e)

2. Alternativa a.

3. Alternativas (a), (c), (d) e (e).

4. Alternativa d.

5. Alternativa a.

6. Alternativas (a), (b), (c) e (d).

Páginas 5 - 9

As respostas serão variadas e dependem do empenho de cada grupo designado para a

respectiva comissão. Espera-se que cada comissão apresente propostas de providências

e ações para cada item que compõem o quadro orientador da tarefa. Caso os alunos

encontrem alguma dificuldade, é importante que o professor auxilie nas orientações

complementares, sugerindo que procurem outros colegas professores, pessoas do bairro

acostumadas a promover eventos (clubes, igrejas, prefeitura etc.) e, por fim, complete as

atribuições a partir de uma apresentação geral e de um debate entre os alunos da própria

sala.

GABARITO

Caderno do Aluno

Página 12

14 equipes (n).

Faça a seguinte continha: número de jogos = n – 1.

Resolução: número de jogos = 14 – 1 = 13. Logo, haverá 13 jogos. Nesse caso,

veja como é importante fazer o sorteio para evitar o benefício de alguma equipe. Duas

equipes ficarão como cabeças de chave e entrarão no jogo apenas na segunda rodada.

7

1

11

2

8

3

4

9

5

12

6

10

GABARITO

Caderno do Aluno

Página 14

1.

a) (V)

b) (V)

c) (F)

d) (V)

e) (F)

2.

2.1. Alternativa b.

2.2. Alternativa a.

2.3. Alternativa b.

2.4. Alternativa c.

GABARITO

Caderno do Aluno

TEMAS:

LAZER E TRABALHO – O LAZER NA COMUNIDADE ESCOLAR
E EM SEU ENTORNO

CORPO, SAÚDE E BELEZA – PROMOÇÃO DA ATIVIDADE
FÍSICA E DO EXERCÍCIO FÍSICO NA COMUNIDADE ESCOLAR

Para começo de conversa

Páginas 23 - 24

1.

a) ( V )

b) ( V )

c) ( F )

2. Responda às questões (a) (b) e (c):

As perguntas têm caráter de sondagem para saber se o aluno está atento às questões

do seu meio familiar e comunitário, portanto as respostas serão variadas. Recomenda-se

que o professor peça ao aluno que compare essas respostas com os resultados obtidos na

pesquisa de campo e o faça refletir sobre o quanto ele está atento às questões de sua

comunidade.

Páginas 25 - 28

Espera-se que os alunos identifiquem equipamentos de lazer em bairros vizinhos e/ou

na cidade, que possam ser utilizados por eles, que levantem a oferta de atividades e

horários, além das exigências para frequentá-los, de tal forma que possam ter um

panorama das opções da região. Nas entrevistas espera-se que os alunos consigam

identificar entre as pessoas de sua convivência (dentro e fora da escola) os hábitos de

vida que têm e a disponibilidade de horas livres para dedicar-se a atividades de lazer.

Também espera-se que percebam na coleta de informações, o nível de esclarecimento

GABARITO

Caderno do Aluno

das pessoas a respeito do tema tratado, ou seja, os benefícios da atividade física e do

lazer na busca da qualidade de vida.

Páginas 29 - 30

Espera-se que os alunos apresentem os dados coletados, sistematizados em forma de

divulgação, segundo sua escolha.

Páginas 31 - 32

1. Alternativa c.

2. Alternativa c.

3. Alternativa d.

4. Alternativa a.
via: 100 Repetentes