Educação física - vol 4 - 2º ano

Caderno do Aluno
ensino médio 2º série
Educação física


TEMA:

GINÁSTICA – GINÁSTICA ALTERNATIVA

Para começo de conversa

Páginas 3 - 4

1. suavidade.

2. holismo.

3. ludicidade.

4. Alternativas (b), (d) e (f).

Página 5

As ginásticas trazidas pelos alunos devem ser cotejadas, a fim de se estabelecer

diferenças e semelhanças.

Páginas 6 - 7

1. 2. e 3. Respostas pessoais que visam identificar a percepção do aluno sobre as

sensações proporcionadas pela prática da ginástica alternativa.

1

GABARITO

Caderno do Aluno

Educação Física – 2a série – Volume 4

TEMA:

CORPO, SAÚDE E BELEZA – EXERCÍCIO FÍSICO E PRÁTICA
ESPORTIVA EM NÍVEIS E CONDIÇÕES ADEQUADAS

Para começo de conversa

Páginas 9 - 11

1. Alternativa c.

2. Alternativa c.

3. Alternativa a.

Páginas 11 - 13

Este roteiro é proposto como forma de organizar os dados coletados pelos alunos.

Página 14

Confecção de folheto informativo, a fim de fixar o conteúdo desenvolvido.

Página 14

Espera-se que os alunos tenham assimilado a importância dos fatores relacionados à

preparação para a prática esportiva, como aquecimento, alimentação adequada,

vestuário, equipamento de segurança e nível de aptidão física, bem como os cuidados

preventivos em relação à escolha do local para a prática, o horário mais adequado etc.

2

GABARITO

Caderno do Aluno

Educação Física – 2a série – Volume 4

TEMA:

CONTEMPORANEIDADE–CORPO, CULTURA DE MOVIMENTO E
PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS

Para começo de conversa

Páginas 22 - 24

1. Alternativa d.

2. Alternativa a.

3. Alternativa d.

Páginas 24 - 25

O resultado vai variar conforme a modalidade esportiva escolhida pelos grupos. Para

maiores informações sobre as especificidades das modalidades esportivas das

Paraolimpíadas, recomenda-se consulta ao site do Comitê Paraolímpico Brasileiro

(CPB), que possui links dos sites de cada modalidade. O endereço eletrônico do CPB

que apresenta as modalidades paraolímpicas é

jul.2010.

3

GABARITO

Caderno do Aluno

Educação Física – 2a série – Volume 4

Páginas 26 - 27

Criador do esporte:

Praticado por pessoas com
deficiência:

Área de competição:

Goalball

Hanz Lorenzen (austríaco) e Sepp Reindle (alemão)

Visual

Número de jogadores:

Característica da bola:

Duração do jogo:

Objetivo do jogo:

Regras básicas:

18 m de comprimento por 9 m de largura (quadra de

voleibol)

Três + três reservas

Bola com oito orifícios com guizos internos

20 minutos, divididos em dois tempos de 10 minutos cada,

com 3 minutos de intervalo

Marcar o maior número de gols no tempo regulamentar do

jogo, por meio dos arremessos rasteiros

O uso de vendas é obrigatório; podem ser feitas no

máximo três substituições no tempo regulamentar; os três

jogadores atacam e defendem; a bola deve ser arremessada

rasteira; se a equipe que atacar fizer barulho excessivo será

penalizada com pênalti; a equipe/jogador tem dez

segundos para arremessar a bola após o primeiro contato

defensivo com ela; o jogador só pode arremessar a bola

duas vezes seguida; o jogador não pode tocar a venda sem

autorização prévia do árbitro principal; no caso de um

pênalti apenas um jogador permanecerá em quadra para

defendê-lo; a equipe atacante pode declinar de um pênalti,

permanecendo com a posse de bola etc.

4

GABARITO

Caderno do Aluno

Educação Física – 2a série – Volume 4

Páginas 30 - 31

1. Alternativa a.

2. Alternativa b.

3. Alternativa b.

4. Alternativa d.

5. Alternativa a.
via: 100 Repetentes